MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Turquia mantém taxa básica de juros em 14%, mesmo com alta na inflação

O Banco Central da República da Turquia anunciou, nesta quinta-feira, 17, manutenção da taxa básica de juros em 14%, em decisão já esperada pelo mercado, apesar da acelerada espiral inflacionária no país. Em comunicado, a autoridade monetária ressalta que

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.02.2022, 08:48:00 Editado em 17.02.2022, 08:56:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da República da Turquia anunciou, nesta quinta-feira, 17, manutenção da taxa básica de juros em 14%, em decisão já esperada pelo mercado, apesar da acelerada espiral inflacionária no país. Em comunicado, a autoridade monetária ressalta que o recente avanço da inflação não é sustentado por fundamentos econômicos e reflete fatores de oferta, como gargalos nas cadeias produtivas e escalada dos preços de commodities agrícolas e energéticas.

continua após publicidade

"O Comitê espera que o processo desinflacionário tenha início a partir das medidas tomadas e perseguidas de forma decisiva para a sustentabilidade dos preços e da estabilidade financeira", destaca, em referência ao pacote de políticas adotada pelo governo para enfrentar o quadro.

O BC turco acrescenta que monitora o efeito acumulado das decisões monetárias e que, para criar um fundação de estabilidade de preços, realiza uma abrangente revisão de sua política, com objetivo de contribuir para "liralização" da economia - isto é, encorajar maior uso da moeda nacional como reserva para a população.

continua após publicidade

A instituição se compromete a usar todos os instrumentos disponíveis para retornar a inflação à meta de 5% - em janeiro, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu à taxa anual de 48,69%. O contexto levou a Fitch a rebaixar o rating da Turquia, de BB- para B+, na semana passada.

"A estabilidade do nível geral de preços promoverá a estabilidade macroeconômica e financeira por meio da queda do prêmio de risco país, da continuação da reversão da substituição cambial, da tendência de alta das reservas cambiais e da redução duradoura dos custos de financiamento", assegura o BC.

O Banco Central turco é alvo de desconfianças nos mercados desde que promoveu um ciclo de cortes de juros no ano passado, sob influência do presidente do país, Recep Tayyip Erdogan. O líder se opõe ao aperto monetário como instrumento de estabilização da inflação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Turquia mantém taxa básica de juros em 14%, mesmo com alta na inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!