MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Turquia eleva taxa básica de juros de 15% para 17% ao ano

Dando continuidade ao ciclo de aperto monetário, o Banco Central da Turquia decidiu nesta quinta-feira (24) elevar a taxa básica de juros do país de 15% para 17% ao ano. O objetivo da medida, de acordo com comunicado emitido há pouco, é eliminar riscos pa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.12.2020, 09:37:00 Editado em 29.12.2020, 09:41:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dando continuidade ao ciclo de aperto monetário, o Banco Central da Turquia decidiu nesta quinta-feira (24) elevar a taxa básica de juros do país de 15% para 17% ao ano. O objetivo da medida, de acordo com comunicado emitido há pouco, é eliminar riscos para as perspectivas de inflação e restaurar o processo de desinflação "o mais rápido possível".

continua após publicidade

A autoridade ainda cita o câmbio depreciado e a valorização das commodities como outros fatores para se elevar os juros básicos. "A rigidez da política monetária será sustentada até que indicadores apontem queda permanente da inflação, em linha com as metas e para a estabilidade de preços", diz o comunicado de política monetária. "Um ambiente de baixa inflação afetará positivamente a estabilidade macroeconômica e financeira, por meio da queda do prêmio de risco-país", completa.

Para o banco central da Turquia, há uma recuperação econômica em curso, mesmo que parcial, mas riscos permanecem no radar. "Apesar dos desenvolvimentos positivos em relação à vacina, as incertezas em torno da atividade econômica global prevalecem, devido ao recente aumento nos casos de covid-19 e as restrições introduzidas", avalia a autoridade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Turquia eleva taxa básica de juros de 15% para 17% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!