O Banco Central da Turquia deixou sua principal taxa de juros inalterada em 50% pela terceira vez consecutiva, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 27. Em comunicado, o BC turco disse que a manutenção considera os "efeitos defasados do aperto monetário" sobre a economia, mas reiterou que segue "atento a riscos de inflação".
Em maio, a taxa mensal da inflação ao consumidor (CPI) da Turquia acelerou para alta de 3,37% e a anual atingiu 75,45%, o que o banco central classificou como "interrupção temporária" do processo de desinflação. Contudo, a autoridade monetária alertou que uma deterioração "significativa e permanente" da inflação pode levar a retomada do ciclo de aperto.
O BC turco afirmou que há indicadores demonstrando redução da demanda e ressaltou que a política monetária restritiva será mantida até alcançar um declínio "significativo" no núcleo da inflação mensal e conversão das expectativas para a meta de 5%.
Deixe seu comentário sobre: "BC da Turquia deixa juro básico em 50% pela 3ª vez consecutiva, apesar de inflação elevada"