MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Rússia eleva taxa básica de juros pela terceira vez, a 21%, e alerta sobre mais aperto

O Banco Central da Rússia elevou sua taxa básica de juros em 200 pontos-base, a 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira, 25. A decisão dá continuidade ao ciclo de aperto monetário retomado em julho deste ano, marcando o t

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 25.10.2024, 08:19:00 Editado em 25.10.2024, 08:23:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Rússia elevou sua taxa básica de juros em 200 pontos-base, a 21% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira, 25. A decisão dá continuidade ao ciclo de aperto monetário retomado em julho deste ano, marcando o terceiro aumento consecutivo das taxas.

continua após publicidade

Em nota, o BC da Rússia frisou que será necessário apertar ainda mais a política monetária para reduzir expectativas inflacionárias e garantir o retorno dos preços à meta de 4% em 2025. "Deixamos em aberto a perspectiva de aumentar a taxa de juros na próxima reunião", afirmou, renovando alerta feito em decisões anteriores.

O comunicado observou que a inflação segue "consideravelmente acima" das projeções feitas pelo BC russo em julho, enquanto expectativas inflacionárias e a demanda doméstica continuam a crescer no país, em ritmo incompatível com a capacidade de ampliar a oferta de bens e serviços. O BC também alertou que os gastos fiscais adicionais do governo da Rússia e a expansão do déficit orçamentário estão provocando efeitos inflacionários, somando-se aos riscos de alta da inflação no curto prazo diante da deterioração no comércio exterior.

continua após publicidade

O BC russo agora projeta que a inflação deve ficar entre 8% a 8,5% no fim de 2024, após a aceleração dos preços entre agosto e setembro, antes de cair para faixa de 4,5% a 5% em 2025 e retornar à meta de 4% em 2026, conforme projeções atualizadas e divulgadas junto com a decisão monetária. Neste cenário, o BC da Rússia alertou que retornar a inflação para a meta levará mais tempo e exigirá taxas de juros em um nível "muito mais elevado no médio prazo, do que o previsto anteriormente em julho".

A próxima decisão do BC da Rússia deve ser divulgada no dia 20 de dezembro de 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Rússia eleva taxa básica de juros pela terceira vez, a 21%, e alerta sobre mais aperto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!