Economia

BC da Rússia eleva taxa básica de juros de 6,75% para 7,50%

Da Redação ·

O Banco da Rússia elevou a taxa básica de juros, de 6,75% a 7,50%, e deixou aberto o prospecto de novos aumentos nas próximas reuniões, segundo informou em comunicado nesta sexta-feira, 22. A autoridade monetária justificou a decisão com a recente escalada da inflação, projetada para ficar na faixa de 7,4% a 7,9% este ano, bem acima da meta de 4%.

continua após publicidade

Na nota, o BC russo explica que o crescimento da demanda em ritmo maior que a oferta contribui para impulsionar os preços. "Nesse ambiente, como as expectativas de inflação voltaram a subir, o balanço de riscos para a inflação mostra-se fortemente inclinado para cima", afirma.

A instituição acrescenta que a atividade econômica cresceu em ritmo mais lento no terceiro trimestre, com o retorno da economia a um movimento de expansão mais equilibrado. Ainda assim, o Banco Central sugere que, por conta das dinâmicas inflacionárias, pode voltar a subir juros.

continua após publicidade

"As principais decisões sobre taxas levarão em conta os movimentos da inflação reais e esperados em relação à meta e a evolução econômica ao longo do horizonte de previsão, bem como os riscos colocados pelas condições internas e externas e a reação dos mercados financeiros", pontua.