Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

BC da Rússia corta taxa de juros em 100 pontos-base, a 20%, na primeira redução desde 2022

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Banco Central da Rússia cortou sua taxa básica de juros em 100 pontos-base, a 20% ao ano, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira (6). A decisão representa a primeira redução desde setembro de 2022 e retira a taxa do seu nível mais alto em duas décadas.

Em comunicado, o BC russo destacou que continuará a manter as condições monetárias apertadas pelo tempo que for necessário, mesmo que por um longo período, até que a inflação retorne para a meta de 4%. A previsão do banco central é de que isso aconteça em 2026. "As próximas decisões dependerão da rapidez da sustentabilidade do declínio da inflação e das expectativas inflacionárias", afirmou.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Como justificativa para o corte, o BC notou que houve continuidade no declínio das pressões inflacionárias e que a economia da Rússia está retornando "gradualmente para um caminho de crescimento equilibrado", apesar da persistência de demanda acima da capacidade de oferta.

O BC da Rússia disse que também considerará parâmetros da política fiscal, que podem exigir ajustes na parte monetária. "Sua normalização em 2025 terá um efeito desinflacionário", previu. Em declarações recentes, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que pretende promover diversas mudanças na política econômica e sinalizou que um corte na taxa de juros poderia estar a caminho.

Desde o começo de seu ciclo de aperto monetário em 2021, as taxas de juros do BC da Rússia flutuaram para se ajustar à pressão inflacionária da guerra na Ucrânia, tendo permanecido em 20% pela última vez entre março e abril de 2022. Na época, o banco central iniciou a flexibilização das taxas, com o último corte a 7,5% em setembro de 2022, mas acabou retomando o aperto da política monetária em agosto de 2023. Em outubro de 2024, o BC elevou o juros a 21%, seu maior nível em duas décadas, e o manteve por quatro decisões consecutivas.

publicidade

A próxima decisão de juros do BC da Rússia está marcada para 25 de julho e será acompanhada por projeções econômicas.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline