MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Rússia corta juro básico pela 3ª vez desde abril, com valorização do rublo

O Banco Central da Rússia cortou sua taxa básica de juros pela terceira vez desde o começo de abril, em nova tentativa de conter a tendência de valorização do rublo e sustentar a economia doméstica. O BC russo reduziu sua principal taxa de juros em 300 po

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 07:15:00 Editado em 26.05.2022, 07:19:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Rússia cortou sua taxa básica de juros pela terceira vez desde o começo de abril, em nova tentativa de conter a tendência de valorização do rublo e sustentar a economia doméstica. O BC russo reduziu sua principal taxa de juros em 300 pontos-base nesta quinta-feira, 26, de 14% para 11%.

continua após publicidade

Com os dois cortes anteriores, a decisão de hoje reverte a maior parte do drástico ajuste de alta da taxa anunciado no fim de fevereiro, de 9,5% para 20%, na esteira da invasão da Ucrânia pela Rússia e das subsequentes sanções que o Ocidente impôs a Moscou.

Na ocasião, o aumento da taxa tinha o objetivo de sustentar o rublo, que se enfraqueceu rapidamente ante o dólar, e limitar a inflação à medida que as importações encareceram. Desde então, porém, o rublo se recuperou, beneficiado por um salto na receita em moeda estrangeira de exportações de petróleo e gás, cujos preços aumentaram em função do conflito.

continua após publicidade

Em comunicado, o BC russo diz que "a pressão inflacionária diminuiu com a dinâmica da taxa de câmbio do rublo" e apontou "notável declínio nas expectativas de inflação de famílias e empresas".

Por outro lado, o BC da Rússia ressaltou que as condições externas para a economia doméstica seguem "desafiadoras, limitando a atividade econômica consideravelmente".

O BC russo deixou a aberta a possibilidade de "significativa redução" do juro básico em seus próximos encontros. A autoridade monetária voltará a se reunir no dia 10 de junho. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Rússia corta juro básico pela 3ª vez desde abril, com valorização do rublo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!