MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Colômbia decide por maioria elevar juros em 25 pontos-base, a 13,25% ao ano

O Banco Central da Colômbia elevou a sua taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb), a 13,25% ao ano, mantendo o ciclo de aperto monetário do país. A decisão não foi unânime: quatro diretores optaram pelo aumento, dois votaram por manutenção dos juros e

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 28.04.2023, 17:29:00 Editado em 28.04.2023, 17:35:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central da Colômbia elevou a sua taxa básica de juros em 25 pontos-base (pb), a 13,25% ao ano, mantendo o ciclo de aperto monetário do país. A decisão não foi unânime: quatro diretores optaram pelo aumento, dois votaram por manutenção dos juros e um defendeu alta de 50 pontos-base.

continua após publicidade

O comunicado destaca que a inflação anual em março se manteve "relativamente estável", caindo de 24,1% em fevereiro para 24,1%. No mesmo período, as expectativas de inflação de doze meses reduziram de 7,2% a 7,0% e se mantiveram na mediana de 5,0% para o final de 2024. Contudo, a Junta Diretiva do BC afirma que o setor de serviços continua provocando pressões inflacionárias no país e que a decisão adotada reflete o objetivo trazer a inflação para a meta de 3,0%.

O Banco Central da Colômbia também elevou sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país neste ano, de 0,8% para 1,0%. Segundo o banco central, a atividade econômica "continua desacelerando", embora em ritmo inferior ao esperado.

continua após publicidade

A Junta Diretiva ainda ressaltou a avaliação favorável da Colômbia no Fundo Monetário Internacional (FMI) e a ratificação das condições de acesso à linha de crédito flexível da instituição, o que representaria "solidez" da política macroeconômica colombiana.

Em coletiva de imprensa, o atual ministro da Fazenda e Crédito Público, José Antonio Ocampo, comentou sobre a recente troca de autoridades no gabinete ministerial, deflagrada pelo presidente colombiano Gustavo Petro na última quarta-feira, 26. "Como meu último dia no cargo, posso dizer que trabalhamos para manter o equilíbrio entre um trabalho melhor na política monetária e na fiscal. Espero que meu sucessor mantenha como foco a estabilidade fiscal da Colômbia", afirmou Ocampo, que será substituído pelo economista Ricardo Bonilla.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Colômbia decide por maioria elevar juros em 25 pontos-base, a 13,25% ao ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!