Economia

BC da Austrália decide manter juros em 0,10% e cita Ucrânia como incerteza

Da Redação ·

O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) decidiu nesta terça-feira, 1º de março, manter a taxa básica de juros em 0,10%. Em comunicado, a instituição afirma que a economia global continua a se recuperar da covid-19, porém a guerra na Ucrânia "é uma grande nova fonte de incerteza".

continua após publicidade

O RBA diz que a inflação tem avançado fortemente em algumas partes do mundo, diante de "grandes altas" nos preços de energia e de problemas nas cadeias de produção, em quadro de demanda robusta. "Os preços de muitas commodities têm aumentado, devido à guerra na Ucrânia", aponta.

A economia australiana segue resistente e os gastos têm avançado, após uma piora no quadro com a variante Ômicron da covid-19.

continua após publicidade

A taxa de desemprego está na mínima em 14 anos, em 4,2%. A inflação, porém, avança mais rápido do que o previsto pelo RBA, "mas segue abaixo que em muitos outros países", aponta a nota.

O BC diz que a duração nos problemas nas cadeias de produção é uma grande fonte de incerteza para a perspectiva de inflação, bem como os acontecimentos nos mercados globais de energia.