MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC da Alemanha corta previsões para alta do PIB e eleva as de inflação

O Bundesbank (banco central alemão) cortou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha em 2021, de 3,7% a 2,5%. A instituição também reduziu as estimativas para a expansão econômica em 2022 (de 5,2% a 4,2%), mas elevou a de 20

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.12.2021, 09:27:00 Editado em 17.12.2021, 09:31:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Bundesbank (banco central alemão) cortou a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha em 2021, de 3,7% a 2,5%. A instituição também reduziu as estimativas para a expansão econômica em 2022 (de 5,2% a 4,2%), mas elevou a de 2023, de 1,7% a 3,2%.

continua após publicidade

Em relatório sobre perspectivas econômicas, o BC alemão explica que a maior economia da Europa enfrentará incertezas ao longo do próximos meses, até o primeiro trimestre de 2022, em meio a nova onda de casos de coronavírus no país. "A recuperação foi ligeiramente atrasada", disse o presidente do Bundesbank, Jens Weidmann.

A autoridade monetária também elevou as projeções para o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha este ano, de 2,6% a 3,2%, no próximo, de 1,8% a 3,6%, e em 2021, de 1,7% a 2,2%. "Os riscos para a taxa de inflação estão inclinados para cima, tanto na Alemanha quanto na área do euro como um todo", destacou Weidmann. "Os formuladores de política monetária não devem ignorar esses riscos. Precisamos estar vigilantes", acrescentou.

continua após publicidade

Gargalos na cadeia produtiva, escalada dos preços de energia e efeitos de base de comparação são apontados como responsáveis pelo movimento. A expectativa do BC é de que a inflação diminua ligeiramente em 2023, mas siga em nível elevado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC da Alemanha corta previsões para alta do PIB e eleva as de inflação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!