MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC: CMN aprova aperfeiçoamento no cálculo da TR para suavizar valores em relação aos da TBF

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira, 28, um aperfeiçoamento na metodologia de cálculo da Taxa Referencial (TR) para suavizar seu valor em relação à Taxa Básica Financeira (TBF), conforme nota divulgada pelo Banco Central. A TR

Fernanda Trisotto e Giordanna Neves (via Agência Estado)

·
Escrito por Fernanda Trisotto e Giordanna Neves (via Agência Estado)
Publicado em 28.03.2024, 18:46:00 Editado em 28.03.2024, 18:50:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira, 28, um aperfeiçoamento na metodologia de cálculo da Taxa Referencial (TR) para suavizar seu valor em relação à Taxa Básica Financeira (TBF), conforme nota divulgada pelo Banco Central. A TR é calculada por meio da aplicação de um redutor "R" sobre o valor da TBF. A mudança entrará em vigor em primeiro de julho deste ano.

continua após publicidade

O CMN aprovou três alterações: estabelecimento de novos intervalos de referência e valores para os parâmetros "a" e "b" elencados na resolução nº 4.624 de 18 de janeiro de 2018; aumento no número de casas decimais desses parâmetros para oito; e utilização da TBF mensal, expressa como valor percentual ao mês, como referência para seleção dos parâmetros "a" e "b", em substituição ao uso da TBF anual.

"No processo de definição dos novos parâmetros, procurou-se manter em valores mínimos a diferença existente entre o resultado da TR pela metodologia aprovada pelo CMN e a TR calculada pela metodologia atualmente em vigor, de modo que a modificação não surtirá maiores efeitos para os usuários da taxa", explicou em nota.

continua após publicidade

De acordo com o Banco Central, as alterações na metodologia de cálculo da TR são importantes para o gerenciamento de riscos dos entes que estão expostos à taxa, "incrementando a viabilidade e a atratividade da contratação de proteção (hedge) para ativos ou passivos com cláusula de atualização pela TR", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC: CMN aprova aperfeiçoamento no cálculo da TR para suavizar valores em relação aos da TBF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!