MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC chinês diz ter ferramentas e experiência robusta para responder a choques cambiais do yuan

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) e o órgão de regulação cambial chinês têm ferramentas suficientes e robusta experiência para responder a choques cambiais do yuan, afirmou nesta quarta-feira, 20, o diretor do Departamento de Polític

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 20.09.2023, 09:14:00 Editado em 20.09.2023, 09:19:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central chinês) e o órgão de regulação cambial chinês têm ferramentas suficientes e robusta experiência para responder a choques cambiais do yuan, afirmou nesta quarta-feira, 20, o diretor do Departamento de Política Monetária do PBoC, Zou Lan, em coletiva de imprensa. Ele reforçou ainda a mensagem de que existe uma base sólida para que as taxas cambiais do yuan continuem estáveis e em um nível "razoavelmente" equilibrado.

continua após publicidade

Questionado sobre a recente desvalorização da moeda chinesa contra o dólar, Zou defendeu que o mercado avalie a valorização do yuan contra uma cesta de outras divisas fortes.

"A taxa de câmbio do yuan em relação ao dólar americano é muito importante, mas não conta a história completa", comentou o diretor, acrescentando que a moeda se valorizou nos últimos meses contra divisas de parceiros comerciais importantes, como o euro e o iene.

continua após publicidade

Para ele, o PBoC dispõe das condições necessárias para manter a ordem nas operações do mercado de câmbio, garantindo a estabilidade no longo prazo. Zou afirmou que o BC pretende implementar políticas para corrigir desvios, estabilizar expectativas e corrigir comportamentos pró-cíclicos e unilaterais.

Além disso, o PBoC controlará eventuais perturbações na ordem do mercado e prevenirá riscos de variações excessivas nas taxas de câmbio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC chinês diz ter ferramentas e experiência robusta para responder a choques cambiais do yuan"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!