MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BC avalia que cenário externo exige atenção e cautela de emergentes

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou nesta quarta-feira, 1º, que o cenário internacional exige "atenção e cautela" por parte dos países emergentes, em comunicado que se seguiu à decisão de reduzir a taxa básica de juros para 12,

Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 01.11.2023, 18:56:00 Editado em 01.11.2023, 19:02:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central avaliou nesta quarta-feira, 1º, que o cenário internacional exige "atenção e cautela" por parte dos países emergentes, em comunicado que se seguiu à decisão de reduzir a taxa básica de juros para 12,25% ao ano.

continua após publicidade

"O ambiente externo mostra-se adverso, em função da elevação das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos, da resiliência dos núcleos de inflação em níveis ainda elevados em diversos países e de novas tensões geopolíticas"", citou a diretoria colegiada da autoridade monetária.

O BC também ressaltou que os bancos centrais das principais economias permanecem determinados a promover a convergência das taxas de inflação para suas metas. De acordo com o Copom, isso ocorre em um ambiente marcado por pressões nos mercados de trabalho.

continua após publicidade

Sobre a economia doméstica, o comunicado trouxe que o conjunto dos indicadores de atividade econômica segue consistente com o cenário de desaceleração da economia nos próximos trimestres já antecipado pelo Copom.

"A inflação cheia ao consumidor manteve trajetória de desinflação, mas segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta de inflação, enquanto as medidas mais recentes de inflação subjacente ainda se situam acima da meta para a inflação", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BC avalia que cenário externo exige atenção e cautela de emergentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!