MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BB: cessão da carteira de crédito para BTG Pactual ocorreu após concorrência

O Banco do Brasil informou, nesta sexta-feira, 11, por meio de nota, que a cessão da carteira de crédito do BB para o BTG Pactual "ocorreu após processo de concorrência que contou com a participação de quatro empresas especializadas neste mercado". O PSOL

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.09.2020, 20:38:00 Editado em 11.09.2020, 20:44:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco do Brasil informou, nesta sexta-feira, 11, por meio de nota, que a cessão da carteira de crédito do BB para o BTG Pactual "ocorreu após processo de concorrência que contou com a participação de quatro empresas especializadas neste mercado". O PSOL pediu nesta sexta-feira ao Ministério Público Federal que investigue a operação. O BB tem sido criticado por partidos políticos e sindicatos por supostamente vender barato demais a carteira de crédito. Na representação, o partido pede que o MPF investigue o ministro da Economia, Paulo Guedes, o ex-presidente do BB Rubem Novaes e o BTG Pactual. O PSOL aponta possível direcionamento pela proximidade de Guedes e Novaes com o BTG Pactual.

continua após publicidade

"O cessionário escolhido foi aquele que apresentou a maior oferta de pagamento à vista e o maior porcentual do rateio de prêmios futuros. A precificação da operação, a avaliação de riscos e a evidenciação da vantajosidade econômica para o Banco do Brasil contaram com o acompanhamento de consultoria externa realizada pela empresa Pricewaterhouse Coopers", afirmou o BB por meio de nota enviada ao Broadcast.

Segundo o banco, os créditos cedidos referem-se a operações que estavam inadimplentes, em média, há mais de seis anos. "Do total, 98% já estava lançado em prejuízo e os 2% restantes contavam com provisões. Além disso, trata-se de um portfólio de operações ajuizadas, com processos judiciais iniciados há até 15 anos", esclareceu o BB.

continua após publicidade

A assessoria do banco afirma ainda que a parcela à vista que foi paga pela carteira "superou a estimativa de recuperação desses créditos (à vista e a prazo) pelas esteiras do próprio Banco do Brasil e ainda agregou a expectativa de resultados futuros mediante compartilhamento de prêmios líquidos, sendo que os riscos são assumidos pelo Fundo adquirente". A venda da carteira terá um impacto positivo no resultado financeiro do BB calculado em R$ 371 milhões, antes dos impostos, segundo a instituição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BB: cessão da carteira de crédito para BTG Pactual ocorreu após concorrência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!