Economia

Bayer supera expectativa e tem lucro líquido de 1,16 bilhão de euros no 4º tri

Da Redação ·

A Bayer obteve lucro líquido de 1,16 bilhão de euros (US$ 1,30 bilhão) no quarto trimestre de 2021, informou a companhia na terça-feira, 1º de março. O resultado representa uma melhora expressiva no desempenho da companhia na comparação com igual trimestre do ano anterior, quando obteve lucro líquido de 308 milhões de euros.

continua após publicidade

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) antes de itens especiais foi de 2,40 bilhões de euros, valor 0,1% superior ao 2,39 bilhões de euros reportado no quarto trimestre de 2020.

As vendas aumentaram 12%, a 11,12 bilhões de euros, em comparação com 10 bilhões de euros no quarto trimestre do ano anterior, superando as expectativas de consenso de analistas de 10,47 bilhões de euros.

continua após publicidade

A divisão Crop Science, que inclui produtos agrícolas, registrou crescimento nas vendas no quarto trimestre, variação positiva de 11% em relação ao quarto trimestre do ano anterior. A companhia atribui o resultado do segmento principalmente ao crescimento das vendas na América da América Latina e Ásia, além dos preços e volumes mais altos e às contribuições do programa de eficiência.

A multinacional alemã disse que atualmente enfrenta processos judiciais envolvendo o Roundup, herbicida à base de glifosato de cerca de 98 mil demandantes, número atualizado em 22 de outubro, em comparação com 125 mil demandantes em 2020. O produto químico era produzido pela Monsanto, que a Bayer adquiriu em 2018 por US$ 63 bilhões.

O banco Citi disse que espera que o procurador-geral dê uma opinião entre março e maio sobre se a Suprema Corte dos EUA deve ouvir o recurso no caso Hardeman, onde um consumidor alega que seu câncer foi causado pelo Roundup.

continua após publicidade

Na divisão de produtos farmacêuticos, as vendas de medicamentos prescritos aumentaram mais de 7,4% em 2021, com alguns dos negócios da divisão mostrando recuperação dos efeitos negativos causados pela pandemia, informou a empresa. As vendas de saúde ao consumidor também cresceram em 2021, impulsionadas pela demanda proveniente de um maior foco em saúde e prevenção durante a pandemia.

Para 2022, a Bayer espera aumentar significativamente as vendas, lucros e fluxo de caixa livre. As vendas devem ser de cerca de 46 bilhões de euros, o que significa um crescimento de vendas de 7% e uma margem Ebitda de 25% a 26%, para 12 bilhões de euros.

A orientação parece cautelosa e pode fornecer alta durante o ano, segundo analistas da Stifel. O Citi espera que a perspectiva da Bayer possa implicar em atualizações de consenso de 3%.

Espera-se que o lucro principal por ação seja de cerca de 7 euros, enquanto o fluxo de caixa livre é visto em cerca de 2 bilhões de euros a 2,5 bilhões de euros. A Bayer disse ainda que proporia manter seu dividendo inalterado em 2 euros.