MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Batalha da inflação ainda não foi vencida, diz presidente do BC

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira, 25, que a batalha contra a inflação não acabou, nem no Brasil e nem no mundo. "Sempre digo que a gente ainda não venceu a batalha da inflação, nem localmente nem globalmente."Ele

Cícero Cotrim, Matheus Piovesana, Altamiro Silva Junior, Cynthia Decloedt e Sofia Aguiar (via Agência Estado)

·
Escrito por Cícero Cotrim, Matheus Piovesana, Altamiro Silva Junior, Cynthia Decloedt e Sofia Aguiar (via Agência Estado)
Publicado em 25.11.2022, 13:48:00 Editado em 25.11.2022, 13:55:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira, 25, que a batalha contra a inflação não acabou, nem no Brasil e nem no mundo. "Sempre digo que a gente ainda não venceu a batalha da inflação, nem localmente nem globalmente."

continua após publicidade

Ele fez discurso na abertura do encontro anual de dirigentes de bancos, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na capital paulista.

Campos Neto citou as ruptura de cadeias globais de suprimento e mudança demográfica como rachaduras. Quando tem inflação mais difusa, disse Campos Neto, "normalmente o processo desinflacionário é em duas fases". Primeiro caem preços salientes; depois, como difusão é alta, outros itens demoram a arrefecer.

continua após publicidade

"Ao contrário do que os mercados precificam, talvez a redução da inflação não seja linear", disse Campos Neto, fazendo um alerta: "A gente precisa ser cauteloso com relação à inflação, precisamos voltar para a meta."

O ambiente de liquidez alta e juro baixo, disse Campos Neto, fez com que governos se acomodassem e não fizessem reformas. "Temos adaptabilidade da oferta menor, o que torna inflação mais volátil."

O presidente do BC falou ainda da política fiscal em seu discurso. "Há mensagem clara dos agentes econômicos que arcabouços fiscais precisam ter limites."

Campos Neto ressaltou que BC não faz política fiscal, mas usa como parte da nossa modelagem e disse que é essencial a estabilidade fiscal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Batalha da inflação ainda não foi vencida, diz presidente do BC"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!