MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Barômetros Globais da FGV variam em torno da estabilidade em dezembro

Após quedas "expressivas" ao longo do segundo semestre, os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia ficaram "relativamente" estáveis em dezembro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Barômetro Global Coincidente su

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2021, 11:17:00 Editado em 10.12.2021, 11:31:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Após quedas "expressivas" ao longo do segundo semestre, os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia ficaram "relativamente" estáveis em dezembro, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). O Barômetro Global Coincidente subiu 0,5 ponto em dezembro, para 107,1 pontos. O Barômetro Global Antecedente recuou 0,4 ponto, para 95,7 pontos. Foi a sétima queda seguida, o que levou o Barômetro Global Antecedente ao menor nível desde julho de 2020, no início da pandemia de covid-19, quando o indicador ficou em 83,2 pontos.

continua após publicidade

"Enquanto o avanço do Barômetro Coincidente demonstra estabilidade do nível de atividade na maior parte das regiões ao final de 2021, o novo resultado negativo para o Barômetro Antecedente incorpora os efeitos do aumento da incerteza em relação ao futuro imediato", diz a nota da FGV, citando o surgimento da variante Ômicron do novo coronavírus como principal responsável pelo aumento da incerteza.

"Apesar da extensão da ameaça colocada pela nova variante do coronavírus ainda não ser completamente conhecida, novas restrições à mobilidade já vêm sendo adotadas em alguns locais. Esse fato pode retardar a solução dos problemas nas cadeias de suprimento de insumos, cujas pressões sobre preços já estão disseminadas, resultando em sinalizações de política monetária contracionista em vários países", continua a nota da FGV.

continua após publicidade

No Barômetro Coincidente Global, que procura acompanhar o ritmo da atividade econômica, a Europa foi a única região a registrar "evolução positiva" em dezembro. Nas demais regiões do mundo, o indicador ficou estável. Todas as regiões ainda registram indicadores acima do nível médio histórico de 100 pontos, informou a FGV.

Do ponto de vista setorial, todos os cinco setores acompanhados na pesquisa, apenas indústria e comércio registraram alta. Segundo a FGV, "o indicador do Comércio passou a ser o maior entre os indicadores setoriais, algo que não acontecia desde outubro de 2019".

Já no caso do Barômetro Antecedente Global, que mede as perspectivas de crescimento econômico nos próximos de três a seis meses, as regiões da Ásia, Pacífico & África e Hemisfério Ocidental contribuíram negativamente para o indicador agregado. A Europa foi a única região a contribuir positivamente, em 0,5 ponto, segundo a FGV. "Todas as regiões registram indicadores antecedentes inferiores a 100 pontos em dezembro", diz a entidade.

continua após publicidade

Na análise setorial, houve queda em três dos cinco indicadores antecedentes setoriais acompanhados pela FGV: Serviços, Construção e Indústria. Por sua vez, os indicadores do Comércio e da Economia Geral (avaliações dos consumidores e agregadas empresariais) subiram.

"O Comércio continua sendo o setor mais otimista no curto prazo, Construção e Serviços registram nível que reflete moderação e os indicadores da Indústria e da Economia giram abaixo da média histórica de 100 pontos, sinalizando tendência de enfraquecimento contribuem negativamente para a evolução", diz a nota da FGV.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Barômetros Globais da FGV variam em torno da estabilidade em dezembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!