MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Barômetro de bens cai e sinaliza possível ponto de virada para comércio, diz OMC

A Organização Mundial de Comércio (OMC) informou que sua pesquisa Barômetro de Bens caiu a 98,7 na leitura mais recente, abaixo da linha de base em 100 e com um leve recuo desde a leitura de 99,5 em novembro. Em nota, a OMC avalia que o resultado indica u

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2022, 14:26:00 Editado em 21.02.2022, 14:33:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Organização Mundial de Comércio (OMC) informou que sua pesquisa Barômetro de Bens caiu a 98,7 na leitura mais recente, abaixo da linha de base em 100 e com um leve recuo desde a leitura de 99,5 em novembro. Em nota, a OMC avalia que o resultado indica uma perda de impulso no comércio no início deste ano, após a forte recuperação em 2021 nos volumes comerciais.

continua após publicidade

Apesar dos sinais de queda, o índice sugere que o comércio de mercadorias pode aumentar em breve, mesmo que permaneça abaixo da tendência no curto prazo, afirma a organização.

A OMC destaca que a atual "fraqueza" no barômetro pode ser atribuída à recente reintrodução de restrições no combate à covid-19 em alguns países, além dos gargalos de oferta. "O relaxamento dessas medidas pode impulsionar o comércio nos próximos meses, embora futuras variantes da covid-19 continuem apresentando riscos à atividade econômica e ao comércio", aponta.

continua após publicidade

De acordo com a Organização, é possível que este seja um momento de virada no comércio mundial, com as interrupções de fornecimento sendo aliviadas.

A maioria dos componentes do barômetro está próximo à linha de base no valor de 100, indicando uma tendência de crescimento. As principais exceções foram produtos automotivos (92,0) e transporte de contêineres (97,2).

O Barômetro do Comércio de Bens é um indicador principal composto que fornece informações em tempo real sobre a trajetória do comércio de mercadorias em relação às tendências recentes à frente das estatísticas convencionais de volume de comércio, descreve a OMC.

Leituras de 100 indicam crescimento em linha com as tendências de médio prazo, enquanto valores abaixo de 100 sugerem crescimento abaixo da tendência, e os valores acima de 100 indicam o inverso.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Barômetro de bens cai e sinaliza possível ponto de virada para comércio, diz OMC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!