MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bancos reportam padrões mais rígidos e demanda fraca em empréstimos a empresas, revela Fed

Os bancos dos Estados Unidos afirmam que havia padrões mais rígidos e menor demanda por empréstimos comerciais e industriais para companhias de todos os tamanhos, no quarto trimestre. Além disso, reportavam padrões mais rígidos e menor demanda para todas

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 05.02.2024, 16:45:00 Editado em 05.02.2024, 16:51:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os bancos dos Estados Unidos afirmam que havia padrões mais rígidos e menor demanda por empréstimos comerciais e industriais para companhias de todos os tamanhos, no quarto trimestre. Além disso, reportavam padrões mais rígidos e menor demanda para todas as categorias de empréstimos no setor imobiliário comercial, mostra a pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 5, pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), em seu relatório Senior Loan Officer Opinion Survey on Bank Lending Practices (SLOOS).

continua após publicidade

Em relação a empréstimos para pessoas físicas, os bancos, no geral, reportavam que os padrões de empréstimos tiveram um aperto em todas as categorias do setor imobiliário residencial.

A pesquisa também aponta que os empréstimos para cartões de crédito, automóveis e outros empréstimos para consumo recuaram no período no país.

continua após publicidade

Os bancos, no balanço da pesquisa, reportaram padrões mais rígidos de empréstimos para a maior parte das categorias no quarto trimestre. Mas uma parcela menor deles reportou aperto em padrões de empréstimo que no terceiro trimestre, observando-se todas as categorias da pesquisa, destaca o relatório.

A pesquisa de janeiro do SLOOS também incluiu um conjunto de questões específicas sobre as expectativas dos bancos por mudanças nos padrões de empréstimos, demanda por eles e desempenho desse segmento, ao longo de 2024.

Os bancos, no balanço, reportaram esperar que os padrões de empréstimos "sigam em geral inalterados" para algumas categorias, como o setor imobiliário residencial, mas com aperto para empréstimos para cartões de crédito e financiamento de automóveis.

Além disso, os bancos afirmam que esperam um fortalecimento na demanda por empréstimos em todas as categorias, mas com deterioração na qualidade deles.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos reportam padrões mais rígidos e demanda fraca em empréstimos a empresas, revela Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!