MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bancos projetam manutenção da Selic em 10,5% até primeira reunião de 2025, diz Febraban

As equipes de análise econômica dos bancos acreditam que a taxa básica de juros, a Selic, vai permanecer no nível atual, de 10,5%, até a primeira reunião de política monetária de 2025, marcada para os dias 28 e 29 de janeiro. É o que mostra pesquisa de Ec

Altamiro Silva Junior (via Agência Estado)

·
Escrito por Altamiro Silva Junior (via Agência Estado)
Publicado em 08.07.2024, 11:12:00 Editado em 08.07.2024, 11:21:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As equipes de análise econômica dos bancos acreditam que a taxa básica de juros, a Selic, vai permanecer no nível atual, de 10,5%, até a primeira reunião de política monetária de 2025, marcada para os dias 28 e 29 de janeiro. É o que mostra pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), realizada a cada 45 dias, sempre após a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Copom.

continua após publicidade

A maioria dos participantes (85%) entendeu que a decisão do Copom de parar de cortar os juros foi adequada, mostra a pesquisa, realizada com 20 bancos.

Com relação à inflação, a maior parte dos entrevistados (75%) entende que as atuais projeções para o IPCA deste ano, em torno de 4%, estão "bem calibradas".

continua após publicidade

No câmbio, a perspectiva é de piora do real, com o dólar devendo permanecer acima de R$ 5,20 até o final de 2024. Em maio, na pesquisa anterior, as projeções máximas eram de dólar a R$ 5,00.

Para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a pesquisa mostra uma diferença em relação à visão do Banco Central, que reavaliou que o hiato do produto está atualmente neutro. Para 63,2% dos entrevistados na Febraban, o hiato do produto já está positivo, o que significa que o país estaria crescendo acima de sua capacidade.

Nos Estados Unidos, a expectativa de 60% dos entrevistados está em linha com a indicação do Federal Reserve, de apenas um corte de 0,25 ponto porcentual até o fim do ano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos projetam manutenção da Selic em 10,5% até primeira reunião de 2025, diz Febraban"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!