MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bancos da zona do euro cortaram empréstimos antes da recente turbulência nos mercados

Os bancos da zona do euro reduziram a concessão de empréstimos no mês passado, antes mesmo da quebra do Silicon Valley e problemas do Credit Suisse abalarem os mercados financeiros globais.Temores sobre a saúde do setor bancário global tendem a apertar ai

Dow Jones Newswires (via Agência Estado)

·
Escrito por Dow Jones Newswires (via Agência Estado)
Publicado em 27.03.2023, 12:34:00 Editado em 27.03.2023, 12:37:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os bancos da zona do euro reduziram a concessão de empréstimos no mês passado, antes mesmo da quebra do Silicon Valley e problemas do Credit Suisse abalarem os mercados financeiros globais.

continua após publicidade

Temores sobre a saúde do setor bancário global tendem a apertar ainda mais o crédito nos próximos meses.

Em fevereiro, os bancos da zona do euro cortaram o volume de empréstimos a empresas em 3 bilhões de euros, enquanto o avanço no crédito em relação a um ano antes desacelerou para 4,9%, ante 5,3% em janeiro, segundo dados publicados pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta segunda-feira. A aprovação de crédito para famílias também desacelerou.

continua após publicidade

O aperto veio apesar de os bancos estarem faturando mais com empréstimos do que nos anos de juros baixos. Alguns economistas acham que o declínio nos empréstimos pode acelerar nos próximos meses, uma vez que as tensões no sistema bancário deixam os bancos ainda mais cautelosos, aumentando o impacto das elevações das taxas de juros do BCE no crescimento econômico.

"O efeito total dos recentes aumentos (de juros) na economia ainda está para ocorrer, e a turbulência recente, embora muito incerta neste momento, irá provavelmente prejudicar a atividade econômica", disse Bert Colijn, economista do ING Bank.

O BCE vem elevando suas principais taxas de juros desde julho, em resposta a um salto da inflação que veio após a invasão da Ucrânia pela Rússia, há mais de um ano. Fonte: Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bancos da zona do euro cortaram empréstimos antes da recente turbulência nos mercados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!