MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Banco central da Austrália reduz os juros pela primeira vez desde novembro de 2020

O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (18) um corte na taxa básica de juros do país de 4,35% ao ano para 4,10% ao ano. Foi a primeira redução desde novembro de 2020, quando a taxa caiu de 0,25% ao ano para 0,10%

Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniel Tozzi Mendes (via Agência Estado)
Publicado em 18.02.2025, 07:25:00 Editado em 18.02.2025, 07:33:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O banco central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (18) um corte na taxa básica de juros do país de 4,35% ao ano para 4,10% ao ano. Foi a primeira redução desde novembro de 2020, quando a taxa caiu de 0,25% ao ano para 0,10% ao ano, ainda em meio à pandemia de covid-19. Os juros básicos estavam fixados em 4,35% ao ano na Austrália desde novembro de 2023.

continua após publicidade

A instituição informou, em comunicado, que alguns riscos inflacionários "parecem ter aliviado" e que há sinais de que a desinflação pode estar ocorrendo "um pouco mais rapidamente do que o esperado". Ainda assim, a avaliação do BC australiano é de que a política monetária tem sido restritiva e "permanecerá assim" após a redução dos juros desta terça.

"Ao remover um pouco da restrição da política em sua decisão de hoje, o Conselho reconhece que progresso foi feito, mas é cauteloso sobre a perspectiva", diz o documento. O RBA citou ainda as incertezas externas e disse que dependerá de dados para tomar decisões futuras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Banco central da Austrália reduz os juros pela primeira vez desde novembro de 2020"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!