MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Baixa de tarifas de importação reduziu preço do azeite em até 12%, mostra Abras

As medidas de redução das tarifas de importação adotadas em março pelo governo federal começaram a surtir efeito no bolso do consumidor, mas de forma mais pontual do que ampla. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o principal impacto

Júlia Pestana (via Agência Estado)

·
Escrito por Júlia Pestana (via Agência Estado)
Publicado em 29.05.2025, 14:01:00 Editado em 29.05.2025, 14:09:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As medidas de redução das tarifas de importação adotadas em março pelo governo federal começaram a surtir efeito no bolso do consumidor, mas de forma mais pontual do que ampla. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o principal impacto até o momento foi observado no preço do azeite, que apresentou queda de até 12% nas gôndolas.

continua após publicidade

"Sentimos de imediato uma redução de 10% a 12% no valor do azeite, reflexo direto da queda nas alíquotas de importação", afirmou o vice-presidente da Abras, Marcio Milan. No entanto, ele pondera que o impacto mais amplo previsto pelas projeções iniciais do governo ainda não se concretizou.

Segundo o executivo, o preço do azeite é influenciado por diversos fatores, incluindo a recente seca na Europa, principal região exportadora para o Brasil. Contudo, pondera que o Brasil está começando a produzir mais azeite no Sul do País, mas a tradição e o volume ainda são predominantemente de Espanha e Portugal.

continua após publicidade

De acordo com Milan, a maioria dos produtos incluídos na medida redução tributária tem baixa representatividade nas importações do setor supermercadista. "O mercado já se ajustou. Fora o azeite, os demais itens isentados têm pouca participação no volume total importado. Por isso, o efeito prático para o consumidor final foi limitado", explicou.

Assim, o executivo reforça que a redução das tarifas foi anunciada com o objetivo de aliviar os preços de produtos importados e combater pressões inflacionárias, mas, até o momento, os resultados concretos ainda estão concentrados em nichos específicos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Baixa de tarifas de importação reduziu preço do azeite em até 12%, mostra Abras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!