MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ativistas fazem protesto pelo fim de financiamento do BNDES a combustível fóssil

Ativistas da 350.0rg e pescadores da Associação dos Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar) realizaram na manhã desta quinta-feira, 12, manifestação em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.11.2020, 17:44:00 Editado em 12.11.2020, 17:51:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ativistas da 350.0rg e pescadores da Associação dos Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara (Ahomar) realizaram na manhã desta quinta-feira, 12, manifestação em frente à sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Centro do Rio de Janeiro. O protesto tem por objetivo suspender os financiamentos do banco para setores poluentes, como petróleo, gás e carvão.

continua após publicidade

Entre 2009 e 2019, segundo levantamento da 350.org, o banco financiou mais de R$ 90 bilhões em projetos do setor de combustíveis fósseis.

O protesto desta quinta-feira faz parte de uma semana de mobilizações que também ocorreram em Paris, Manila (Filipina) e Abuja (Nigéria) para exigir que os bancos de desenvolvimento contribuam com a recuperação justa da economia global frente à pandemia de covid-19.

continua após publicidade

As ações ocorreram simultaneamente à cúpula Finance in Common, primeiro encontro internacional de representantes de cerca de 450 bancos de desenvolvimento, com a finalidade de discutir medidas coordenadas de estímulo à economia e enfrentamento às mudanças climáticas.

Os manifestantes pedem que o BNDES direcione os recursos dos contribuintes para iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis e contribuam para que o Brasil se adapte às mudanças no clima, como energias renováveis, transporte público eficiente nas grandes cidades e habitação popular para moradores de zonas de risco.

"O País enfrenta uma grave crise econômica, provocada pela pandemia, e uma severa crise ambiental, agravada pelas mudanças climáticas, como mostram os incêndios recentes no Pantanal. É urgente que o BNDES e outros bancos de desenvolvimento parem de queimar o dinheiro do cidadão em setores que só pioram a emergência climática e concentram lucros nas mãos de poucas grandes empresas", afirma Ilan Zugman, diretor da 350.org na América Latina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ativistas fazem protesto pelo fim de financiamento do BNDES a combustível fóssil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!