MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atividade nos EUA cresce em ritmo forte, mas juros altos pesam no investimento, afirma Powell

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, diz que a atividade econômica nos Estados Unidos tem crescido "em um ritmo forte" no último ano. Em 2023, o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 3,1%, apoiado p

Gabriel Bueno da Costa e Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa e Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2024, 11:57:00 Editado em 06.03.2024, 12:03:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, diz que a atividade econômica nos Estados Unidos tem crescido "em um ritmo forte" no último ano. Em 2023, o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 3,1%, apoiado pela demanda "sólida" dos consumidores e pela melhora nas condições de oferta, afirma ele.

continua após publicidade

Os juros elevados, porém, parecem pesar sobre os investimentos das empresas, acrescenta.

A análise está em discurso publicado na manhã desta quarta-feira no site do Fed, para a apresentação que o dirigente fará do relatório semestral de política monetária ao Congresso. A partir das 12 horas (de Brasília), Powell estará no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes.

continua após publicidade

O presidente do Fed comenta que a atividade no setor imobiliário está contida ao longo do último ano, "em grande medida como reflexo das altas taxas de hipotecas". Já o mercado de trabalho "permanece relativamente apertado", porém as condições na oferta e na demanda continuam a caminhar para um melhor equilíbrio.

Powell comentou que a forte criação de empregos tem sido acompanhada pela alta na oferta de trabalhadores, bem como pelo "ritmo forte continuado da imigração".

Se por um lado Powell menciona a incerteza de que a meta de inflação está garantida, o que faz o Fed evitar um corte antes da hora ideal, no discurso ele também menciona que demorar muito para cortar os juros "ou fazer muito pouco" poderia representar um enfraquecimento indesejado da atividade e do emprego.

Powell afirma que o Fed avaliará os dados, a perspectiva e o balanço de riscos, em suas decisões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atividade nos EUA cresce em ritmo forte, mas juros altos pesam no investimento, afirma Powell"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!