MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atividade no Sul cai 6,8% no trimestre até maio, diz boletim do BC

A atividade econômica no Sul do País caiu 6,8% no trimestre até maio frente ao período finalizado em fevereiro, quando houve retração de 0,8%, com ajuste sazonal. Os dados são do Boletim Regional do Banco Central, publicado nesta sexta-feira, 14.O BC dest

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2020, 11:36:00 Editado em 15.08.2020, 20:18:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atividade econômica no Sul do País caiu 6,8% no trimestre até maio frente ao período finalizado em fevereiro, quando houve retração de 0,8%, com ajuste sazonal. Os dados são do Boletim Regional do Banco Central, publicado nesta sexta-feira, 14.

continua após publicidade

O BC destaca que os indicadores de atividade refletiram a gravidade e a difusão do impacto da pandemia de coronavírus sobre a economia da região e alerta que, apesar das indicações de desaceleração da queda a partir de maio, o estágio crescente da pandemia na região traz muita incerteza sobre o processo de recuperação.

Em maio, a atividade na região mostrou crescimento de 4,4%, mostrando recuperação parcial da queda de 3,7% em março e de 7,8% em abril. Mas, em 12 meses, houve recuo de 1,2% até maio, o primeiro resultado negativo nessa base de comparação desde março de 2017.

continua após publicidade

O comércio ampliado recuou 16% no trimestre terminado em maio, os serviços caíram 16,5% e a produção industrial teve contração de 22,3%.

Para os próximos meses, o BC destaca que, após o efeito mais grave da pandemia sobre a economia do Sul, estatísticas mais tempestivas, como de comércio de veículos e consumo de energia, sugerem reversão desse processo, com retomada de algumas atividade. "No entanto, o cenário permanece desafiador, em particular, pelo impacto severo no mercado de trabalho e pelo grau de incerteza ainda presente na economia, em razão

do estágio da crise sanitária no Sul."

O BC destaca que estatísticas do emprego formal até maio evidenciam o grave impacto da pandemia em todas as atividades, totalizando o fechamento de 313,6 mil vagas com carteira assinada no trimestre encerrado naquele mês. Mas estatísticas tempestivas dos requerimentos de seguro- desemprego sugerem fim do processo de contração do mercado de trabalho. Na pesquisa Pnad Covid-19 do IBGE, por sua vez, a taxa de desemprego na região mostrou aumento de 8,9% para 10% entre maio e junho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atividade no Sul cai 6,8% no trimestre até maio, diz boletim do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!