MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atividade no Centro-Oeste cai 3,5% no trimestre até maio, diz boletim do BC

A atividade econômica da região Centro-Oeste caiu 3,5% no trimestre encerrado em maio frente ao período finalizado em fevereiro, com ajuste sazonal. O dado é do Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira, 14.No período mais afetado pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.08.2020, 10:54:00 Editado em 15.08.2020, 20:18:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atividade econômica da região Centro-Oeste caiu 3,5% no trimestre encerrado em maio frente ao período finalizado em fevereiro, com ajuste sazonal. O dado é do Boletim Regional do Banco Central, divulgado nesta sexta-feira, 14.

continua após publicidade

No período mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, o Centro-Oeste teve a menor contração do País, justificado pelo desempenho recorde da safra de soja e também pela estrutura econômica regional, com maior ligação com o setor primário e o beneficiamento desses produtos, diz o BC.

O desempenho positivo do setor primário, contudo, somente atenuou a queda observada nas atividades de serviços mais intensivas em mão de obra ou que têm um padrão de aglomeração social, como bares, restaurantes, hotelaria, recreação e comércio em geral, à exceção de supermercados, explica a autoridade monetária.

continua após publicidade

O comércio no Centro-Oeste caiu 15,2% no trimestre encerrado em fevereiro, menos do que a média nacional (-19%), enquanto o volume de serviços diminuiu 11,7% (-15,1% no País). Já a produção industrial caiu apenas 0,7% no trimestre, contrastando com a queda de 18,2% no Brasil. O carrego estatístico para a indústria no ano é de queda de 0,7%.

O BC ainda destaca que a produção de grãos deve expandir 3,8% em 2020, atingindo volume recorde de 115,8 milhões de toneladas, e que as exportações aumentaram 10,9% no trimestre até maio ante o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelas vendas de soja, carne bovina, algodão em bruto e carne de frango.

Para as próximas leituras, a autoridade monetária afirma que indicadores alternativos indicam recuperação parcial na região. Para o BC, a retomada da economia chinesa, a colheita da segunda safra de milho e a resiliência do setor industrial local continuam como elementos que devem dar sustentação à atividade econômica na região nos próximos meses.

Os pagamentos realizados com cartão de débito compilados a partir da Câmara Interbancária de Pagamentos - Sistema de Liquidação de Cartões (CIP/SLC) nos primeiros 14 dias de julho aumentaram 17,0% na comparação com os dias 3 a 16 de junho, superando inclusive o volume de pagamentos registrado no início do ano, cita. "Esse resultado, entretanto, não é homogêneo, concentrando-se nos setores de supermercados, farmácias, material de construção e veículos. Os setores de hotéis, restaurantes, serviços pessoais e combustíveis ainda estão significativamente abaixo do período anterior aos efeitos da pandemia."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atividade no Centro-Oeste cai 3,5% no trimestre até maio, diz boletim do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!