MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atividade econômica na zona do euro desacelerou nos setores de serviços e indústria, diz BCE

A atividade econômica da zona do euro desacelerou nos setores de serviços e indústria ao longo de 2023, embora em ritmos diferentes, revelou um estudo do Banco Central Europeu (BCE), divulgado nesta terça-feira, 9. "Os resultados sugerem que os choques de

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 09.01.2024, 13:16:00 Editado em 09.01.2024, 13:23:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atividade econômica da zona do euro desacelerou nos setores de serviços e indústria ao longo de 2023, embora em ritmos diferentes, revelou um estudo do Banco Central Europeu (BCE), divulgado nesta terça-feira, 9. "Os resultados sugerem que os choques de política monetária tem um impacto na indústria quase duas vezes mais forte e cerca de dois trimestres mais rápido do que o impacto sobre serviços", analisaram os economistas seniores do banco central, Niccolò Battistini e Johannes Gareis.

continua após publicidade

Ao perder fôlego, o setor de serviços alterou a tendência de crescimento rápido que havia sido adotada desde o fim da pandemia, aponta o documento.

Segundo os economistas, a pressão crescente sobre a atividade econômica durante o ano passado está diretamente conectada com o recente aperto monetário.

continua após publicidade

"De acordo com o modelo, é provável que os efeitos da política monetária tenham aumentado ainda mais no segundo semestre de 2023, pois continuaram a se propagar pela economia, em parte como resultado do atraso significativo na reação do setor de serviços", conclui o estudo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atividade econômica na zona do euro desacelerou nos setores de serviços e indústria, diz BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!