O nível da atividade econômica medido pelo Índice de Tendência Econômica da Facamp (ITE-Facamp) registrou crescimento de 1,6% na passagem de março para abril de 2024, já descontados os efeitos sazonais, de acordo com dados divulgados pelo NEC/Facamp. O aumento reflete o bom desempenho tanto da indústria quanto do comércio, impulsionados por um mercado de trabalho mais dinâmico e pela queda nas taxas de juros.
O resultado positivo do ITE-Facamp também é evidenciado na comparação interanual, com crescimento de 3,8% em abril de 2024 em relação a igual mês do ano anterior. No acumulado do ano, o índice registrou aumento de 2,4%, enquanto no acumulado de 12 meses, o crescimento foi de 2,0%, ambos mostrando melhoras em relação aos números de março de 2024.
"O aumento do dinamismo no mercado de trabalho foi um dos principais fatores que contribuíram para o desempenho positivo do índice", afirma a Facamp. "A melhoria na empregabilidade estimulou especialmente a indústria de bens de consumo e o comércio, setores que se beneficiam diretamente do aumento do poder de compra dos consumidores", acrescenta a instituição.
O ITE-Facamp é calculado a partir do consumo de energia tomando informações públicas disponibilizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O ITE possui um coeficiente de correlação de Pearson (r) de 0,88 ante o IBC-br do Banco Central de abril de 2024. Em relação ao PIB, o coeficiente de correlação é de 0,80 no primeiro trimestre de 2024.
Deixe seu comentário sobre: "Atividade econômica cresce 1,6% em abril ante março, aponta ITE-Facamp"