MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Atividade econômica cai 1% no Norte e sobe 0,4% no Sudeste no 3º tri, diz BC

O Banco Central divulgou nesta quarta-feira o Boletim Regional com dados sobre a evolução da atividade econômica em cada região do País no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o segundo trimestre do ano. As regiões apresentaram resultados diverso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2021, 11:37:00 Editado em 24.11.2021, 11:45:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Central divulgou nesta quarta-feira o Boletim Regional com dados sobre a evolução da atividade econômica em cada região do País no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o segundo trimestre do ano. As regiões apresentaram resultados diversos no trimestre, com o Norte e o Sul do País registrando queda no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-N), de 1,0% e 0,7%, respectivamente, enquanto foi observado crescimento no Centro-Oeste (0,7%), Nordeste (0,5%) e Sudeste (0,4%).

continua após publicidade

No documento, o BC destaca que há comportamentos diferentes entre os setores econômicos nos últimos meses.

O comércio e a produção industrial, que se recuperaram mais rápido do choque provocado pela covid-19, tem apresentado mais recentemente desempenho negativo e abaixo do esperado. Por outro lado, os serviços, mas atingidos pela pandemia, estão em recuperação mais robusta. "Prospectivamente, o cenário é de retomada da atividade, ainda que menos intensa e mais concentrada no setor de serviços do que prevista anteriormente. Regionalmente, esse comportamento, em parte pela estrutura produtiva, tende a favorecer as economias do Nordeste e Sudeste."

continua após publicidade

Regiões

Segundo o BC, a queda na região Norte, após crescimento de 2,6% no segundo trimestre, deve-se à desaceleração da indústria e do comércio, impactos pela limitação da oferta de insumos na cadeia produtiva. A autarquia, por outro lado, afirma que a recuperação do mercado de trabalho e o patamar elevado dos preços de commodities agrícolas e minerais contribuíram para limitar a retração econômica na região.

No Sul, o recuo de 0,7% interrompeu uma sequência de quatro trimestres de expansão da atividade - no segundo trimestre, a alta foi de 0,2%. Na região, o BC cita que o principal vetor para a queda foi a produção da indústria, que vem sofrendo com falta de peças e alta de custos. Além disso, o mercado de trabalho tem apenas melhora parcial, mantendo uma taxa de desocupação elevada, com efeitos negativos sobre a renda e o consumo das famílias. Apesar disso, os serviços cresceram no período, sobretudo os prestados às famílias. O BC também pontuou que o crédito segue favorecendo a atividade econômica, mesmo com o ciclo de aperto monetário, com destaque para o financiamento rural.

continua após publicidade

O Centro-Oeste foi a região que obteve o crescimento mais forte no terceiro trimestre, de 0,7%, mas mais moderado do que no período imediatamente anterior (2,3%). A moderação, segundo o BC, deve-se à queda na produção de milho e cana-de-açúcar. "O resultado positivo foi sustentado pela expansão do comércio, da construção civil e, notadamente, dos serviços de alojamento e alimentação e outros que envolvem maior interação social."

No Nordeste, o avanço de 0,5% (após 0,8% no segundo trimestre) foi liderado pelos serviços, com destaque para os prestados às famílias e de transporte, em um contexto de recuperação gradual da mobilidade. O mercado de trabalho manteve a geração de vagas, mas houve alta no desemprego. Diferentemente das outras regiões, a indústria de transformação também cresceu no Nordeste no período, mas não foi uma alta disseminada por todas as atividades.

Já no Sudeste, a recuperação dos serviços na esteira do avanço da vacinação contra covid-19 foi parcialmente compensado pelo menor dinamismo do comércio e da indústria. No mercado de trabalho, a melhora na margem continuou, impulsionada pelo setor de serviços. O crescimento de 0,4% representou arrefecimento frente à expansão de 0,8% no segundo trimestre.

Segundo o Banco Central, o próximo Boletim Regional, referente ao quarto trimestre, será publicado no dia 22 de fevereiro de 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Atividade econômica cai 1% no Norte e sobe 0,4% no Sudeste no 3º tri, diz BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!