MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ata: para próxima reunião, Copom antevê mais um ajuste de 1% na Selic

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) reafirmou nesta terça-feira, por meio da ata de seu último encontro, a intenção de promover novo aumento da Selic (a taxa básica de juros) em setembro. Após a elevação de 1,00 ponto porcentual n

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.08.2021, 09:35:00 Editado em 10.08.2021, 09:41:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central (BC) reafirmou nesta terça-feira, por meio da ata de seu último encontro, a intenção de promover novo aumento da Selic (a taxa básica de juros) em setembro. Após a elevação de 1,00 ponto porcentual na semana passada, para 5,25% ao ano, o BC disse hoje na ata que, para a próxima reunião, "antevê outro ajuste da mesma magnitude".

continua após publicidade

Ao mesmo tempo, a autoridade monetária deixou a porta aberta para um aumento até maior. "O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária", disse a instituição na ata.

Em outro ponto, o BC pontuou que seu cenário básico e balanço de riscos "indicam ser apropriado um ciclo de elevação da taxa de juros para patamar acima do neutro". O patamar neutro é aquele em que, em tese, ocorre crescimento econômico sem aumento da inflação. Essas ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada.

continua após publicidade

Na ata, o Copom reafirmou que a alta der 1,00 ponto porcentual da Selic anunciada na semana passada é uma decisão que "reflete seu cenário básico e um balanço de riscos de variância maior do que a usual para a inflação prospectiva e é compatível com a convergência da inflação para as metas no horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2022 e, em grau menor, o de 2023".

Na ata, o BC pontuou que o ajuste da Selic em 1,00 ponto, para 5,25% ao ano, "também reflete a percepção do Comitê de que a piora recente em componentes inerciais dos índices de preços, em meio à reabertura do setor de serviços, poderia provocar uma deterioração adicional das expectativas de inflação".

Em outro trecho do documento, a autoridade monetária afirmou que "considera que, neste momento, a estratégia de ser mais tempestivo no ajuste da política monetária é a mais apropriada para garantir a ancoragem das expectativas de inflação". Tais ideias expressas na ata já constaram no comunicado da semana passada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ata: para próxima reunião, Copom antevê mais um ajuste de 1% na Selic"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!