MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ata cita possibilidade de 'forward guidance' ser retirado em breve

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 15, detalha as avaliações do colegiado sobre a manutenção do "forward guidance" - prescrição futura no jargão em inglês - na decisão que mantev

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.12.2020, 08:40:00 Editado em 15.12.2020, 08:47:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 15, detalha as avaliações do colegiado sobre a manutenção do "forward guidance" - prescrição futura no jargão em inglês - na decisão que manteve a taxa Selic em 2,00% ao ano na semana passada. O comitê explicou ainda a sinalização de que esse instrumento poderá ser retirado em breve.

continua após publicidade

Desde agosto, o Copom passou a usar um "forward guidance", se comprometendo a não elevar os juros de acordo com três condições que, segundo a diretoria do BC, seguem satisfeitas: projeções de inflação abaixo da meta no horizonte relevante, manutenção do regime fiscal e expectativas de longo prazo ancoradas.

Assim como no comunicado da semana passada, a ata de hoje adiantou que as próximas reuniões do Copom podem culminar com a retirada do "forward guidance" devido à convergência das expectativas e projeções de inflação para a meta. Isso pode acontecer pela elevação das projeções para 2021 e pelo aumento do peso de 2022 no horizonte relevante da política monetária.

continua após publicidade

"Assim sendo, o Comitê decidiu adicionar à sua comunicação que, embora haja a possibilidade de o forward guidance ser retirado em breve, isso não implicaria mecanicamente aumento de juros", voltou a enfatizar o BC.

O Banco Central explicou novamente que, em caso de retirada do "forward guidance", a análise do Copom voltaria a seguir o receituário do regime de metas para a inflação, sendo baseada na avaliação da inflação prospectiva e de seu balanço de riscos.

A ata repete a avaliação do colegiado de que o atual nível de estímulo monetário produzido pela Selic em 2,00% ao ano junto com o "forward guidance" é adequado. "O Copom ponderou que, neste momento, a assimetria altista no balanço de riscos causada pelos riscos fiscais é suficiente para compensar o fato de seu cenário básico projetar inflações abaixo da meta no horizonte relevante", completou o documento.

Mais uma vez, o Copom alertou para eventuais medidas que burlem o teto de gastos, ainda que a regra fiscal seja formalmente mantida. A ata repete que alterações de política fiscal que afetem a trajetória da dívida pública ou comprometam a âncora fiscal seriam suficientes para a reavaliação dessa cláusula do "forward guidance".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ata cita possibilidade de 'forward guidance' ser retirado em breve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!