MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ásia: bolsas fecham na maioria em alta, após dados e BC chinês cortar compulsório

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 7, após o Banco Central da China cortar a taxa de compulsório bancário para injetar liquidez na segundo maior economia do planeta. Dados chineses positivos também ajudaram a empurrar a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.12.2021, 07:15:00 Editado em 07.12.2021, 07:21:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 7, após o Banco Central da China cortar a taxa de compulsório bancário para injetar liquidez na segundo maior economia do planeta. Dados chineses positivos também ajudaram a empurrar ao segundo plano as preocupações sobre a ômicron e o mercado imobiliário do país asiático.

continua após publicidade

Na segunda-feira, o Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) anunciou que reduzirá, a partir de 15 de dezembro, a taxa de exigência de reserva (RRR) em 50 pontos-base, com objetivo de liberar 1,2 trilhão de yuans (cerca de US$ 188 bilhões).

Investidores interpretaram a decisão como um sinal de que Pequim está disposta a agir para evitar que a crise de liquidez no setor imobiliário se dissemine por toda a atividade econômica.

continua após publicidade

Nesse cenário, a bolsa de Xangai encerrou a sessão desta terça com ganho de 0,16%, a 3.595,09 pontos, mas a de Shenzhen, menos abrangente, perdeu 0,72%, a 2.477,49 pontos. O índice Taiex, em Taiwan, por sua vez, subiu 0,61%, a 17.796,92 pontos.

Em Hong Kong, o Hang Seng avançou 2,72%, a 23.983,66 pontos. O papel da Evergrande subiu 0,55%, após o tombo da véspera, de olho no anúncio de formação de um Comitê de Gestão de Risco para lidar com o risco de insolvência da incorporadora.

Também no radar dos negócios, as exportações na China cresceram 22% em novembro ante igual mês de 2020, segundo informou hoje a Administração Geral das Alfândegas do país asiático. O resultado superou as expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que projetavam avanço de 16,1%. As importações subiram 31,7% na mesma base comparativa.

continua após publicidade

No Japão, o Nikkei se elevou 1,89%, a 28.455,60 pontos, na Bolsa de Tóquio. As ações da companhia ferroviária West Japan Railway (+4,97%) e da aérea ANA Holdings (+3,82%) estiveram entre os destaques, em meio a sinais de que a variante Ômicron do coronavírus provoca casos leves da doença.

Em Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi teve alta de 0,62%, a 2.991,72 pontos, no quinto dia consecutivo de ganhos. O papel da Samsung Electronics teve valorização de 1,44%, após a gigante do setor de tecnologia informar a fusão das divisões de telefonia móvel e de eletrônicos de consumo.

Na Oceania, o S&P/ASX 200, referência em Sydney, avançou 0,95%, a 7.313,90 pontos. O Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) anunciou hoje a manutenção da taxa básica de juros em 0,10%. RBA também decidiu continuar com as compras semanais de US$ 4 bilhões em títulos do governo ao menos até meados de fevereiro de 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ásia: bolsas fecham na maioria em alta, após dados e BC chinês cortar compulsório"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!