MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ásia: bolsas fecham mistas, focando covid na China e alta de juros na Austrália

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam mistas nesta terça-feira, 7, à medida que investidores ponderaram o otimismo quanto ao relaxamento de restrições na China com preocupações sobre inflação e política monetária. Na Austrália, o banco central aumentou

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2022, 07:25:00 Editado em 07.06.2022, 07:31:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam mistas nesta terça-feira, 7, à medida que investidores ponderaram o otimismo quanto ao relaxamento de restrições na China com preocupações sobre inflação e política monetária. Na Austrália, o banco central aumentou juros em 50 pontos-base, a 0,85%, em ajuste mais agressivo que o esperado.

continua após publicidade

O índice Xangai Composto encerrou a sessão com ganho de 0,17%, a 3.241,76 pontos, mas o menos abrangente Shenzhen Composto perdeu 0,05%, a 2.072,58 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng cedeu 0,56%, a 21.531,67 pontos. Os negócios chineses devolveram parte da valorização da véspera, depois que várias cidades removeram as rígidas medidas de controle do coronavírus.

Em Taiwan, o Taiex baixou 0,56%, a 16.512,88 pontos. Já o Kospi, referência em Seul, recuou 1,66%, a 2.626,34 pontos, na volta de um feriado na Coreia do Sul. O fortalecimento do dólar ante o won sul-coreano reduziu a demanda por ações no país.

continua após publicidade

Por outro lado, o Nikkei ganhou 0,10%, a 27.943,95 pontos. O desempenho foi observado na esteira do enfraquecimento do iene, que despencou ao menor nível desde abril de 2002 ante o dólar. O presidente do Banco do Japão (BoJ), Haruhiko Kuroda, voltou a defender a política monetária relaxada, até que a inflação se estabiliza perto da meta de 2%.

Na contramão, o Banco de Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) subiu hoje a taxa básica de juros em meio ponto porcentual, a 0,85%, e sinalizou novos aumentos nos próximos meses. Segundo o ING, a decisão surpreendeu o mercado, que esperava alta de 25 pontos-base, na mesma dimensão do ajuste feito na reunião anterior, em maio.

Nesse ambiente, o índice S&P/ASX 200, na Bolsa de Sydney, fechou em queda de 1,53%, a 7.095,70 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ásia: bolsas fecham mistas, focando covid na China e alta de juros na Austrália"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!