MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ásia: bolsas fecham mistas, embaladas por Opep+; eleição e tensão EUA-China pesam

As bolsas da Ásia encerraram a sessão desta quarta-feira (6) sem direção única. Por um lado, as ações de petroleiras impulsionaram os índices acionários, refletindo decisão cautelosa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, gru

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.01.2021, 07:10:00 Editado em 06.01.2021, 07:14:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Ásia encerraram a sessão desta quarta-feira (6) sem direção única. Por um lado, as ações de petroleiras impulsionaram os índices acionários, refletindo decisão cautelosa da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, grupo conhecido como Opep+, sobre a oferta da commodity no mercado global. Por outro, as eleições ao Senado americano no Estado da Geórgia e o a proibição de transações, por parte de Washington, com softwares chineses geraram cautela no continente.

continua após publicidade

Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,63%, a 3.550,88 pontos e o Shenzhen avançou 0,26%, a 15.187,61 pontos. O índice Hang Seng, de Hong Kong, acompanhou os pares e fechou em alta de 0,15%, a 27.692,30 pontos. Por lá, as ações da CNOOC saltaram 4,25%.

Investidores do setor de energia receberam bem a notícia de que a Arábia Saudita decidiu cortar em sua produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia em fevereiro e março, para compensar elevações de oferta de Rússia e Casaquistão, dando força às petroleiras de todo o mundo.

continua após publicidade

Contudo, investidores seguiram acompanhando em tom de cautela, como todo o mundo, as eleições ao Senado dos Estados Unidos na Geórgia. O favoritismo democrata na disputa preocupa setores do mercado, já que daria ao partido do presidente eleito Joe Biden o controle do Congresso e pavimentaria a aprovação de agendas como taxação de grandes empresas. Assinatura da ordem executiva pelo governo do presidente Donald Trump, revelada pela Reuters, que bane transações com oito aplicativos de software chineses, incluindo o Ant Group Alipay e o WeChat, foi outra notícia mal recebida.

De olho no aspecto negativo do noticiário, o índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, fechou o dia em queda de 0,38%, a 27.055,94 pontos, assim como o Kospi, de Seul, que baixou 0,75%, a 2.968,21. Na Oceania, o índice S&P/ASX, da bolsa de Sidney, cedeu 1,12%, a 6.607,10 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ásia: bolsas fecham mistas, embaladas por Opep+; eleição e tensão EUA-China pesam"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!