MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ásia: bolsas fecham em baixa, após BoJ e corte na previsão de crescimento chinês

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (20) em meio a persistentes temores sobre a perspectiva da economia global, após o Banco do Japão (BoJ) fazer um inesperado ajuste em sua política monetária e o Banco Mundial cortar projeções de cres

Sergio Caldas (via Agência Estado)

·
Escrito por Sergio Caldas (via Agência Estado)
Publicado em 20.12.2022, 07:21:00 Editado em 20.12.2022, 07:25:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (20) em meio a persistentes temores sobre a perspectiva da economia global, após o Banco do Japão (BoJ) fazer um inesperado ajuste em sua política monetária e o Banco Mundial cortar projeções de crescimento para a China.

continua após publicidade

Liderando as perdas na Ásia, o índice japonês Nikkei sofreu expressiva queda de 2,46% em Tóquio, a 26.568,03 pontos, após o BoJ inesperadamente alargar a banda de variação dos juros dos JGBs, como são conhecidos os bônus do governo do Japão, embora tenha mantido sua taxa de depósitos em -0,1%.

Em coletiva de imprensa, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, negou que o banco central japonês esteja se movimentando no sentido de acabar com seu programa de relaxamento monetário. Segundo Kuroda, o ajuste da banda não representa um "aumento de juros" e tem o único objetivo de melhorar o funcionamento do mercado.

continua após publicidade

Assim como o Nikkei, o iene teve uma reação drástica à decisão do BoJ, se valorizando fortemente em relação ao dólar.

Na China, o Xangai Composto recuou 1,07%, a 3.073,77 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto caiu 1,20%, a 1.979,08 pontos, na esteira de novas projeções do Banco Mundial, que agora espera que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês se expanda 2,7% este ano. Em junho, a previsão era de alta de 4,3%. O BC chinês, por sua vez, deixou nesta terça-feira suas principais taxas de juros inalteradas por mais um mês.

Em outra partes da região asiática, o Hang Seng teve baixa de 1,33% em Hong Kong, a 19.094,80 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi cedeu 0,80% em Seul, a 2.333,29 pontos, e o Taiex registrou perda de 1,82% em Taiwan, a 14.170,03 pontos.

continua após publicidade

O mau humor generalizado vem também após as bolsas de Nova York ficarem no vermelho pelo quarto pregão consecutivo na segunda-feira, diante de preocupações de que a tendência de aperto monetário nos EUA e na Europa provoque uma recessão global. Na semana passada, o Federal Reserve (Fed, o BC americano), o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) elevaram seus juros básicos em 50 pontos-base.

Na Oceania, a bolsa australiana seguiu o movimento das asiáticas e de Wall Street. O S&P/ASX 200 teve queda de 1,54%, a maior desde o início de novembro, encerrando os negócios em Sydney em 7.024,30 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ásia: bolsas fecham em baixa, após BoJ e corte na previsão de crescimento chinês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!