MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Ásia: bolsas fecham em alta, após China anunciar relaxamento de medidas anticovid

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, 27, impulsionadas pela decisão do governo central da China de relaxar mais as medidas adotadas no país para frear o contágio por covid-19. O anúncio, feito na segunda-feira, 26, após o mercado acioná

Gabriel Caldeira (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Caldeira (via Agência Estado)
Publicado em 27.12.2022, 07:11:00 Editado em 27.12.2022, 07:13:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta terça-feira, 27, impulsionadas pela decisão do governo central da China de relaxar mais as medidas adotadas no país para frear o contágio por covid-19. O anúncio, feito na segunda-feira, 26, após o mercado acionário local fechar, dá fôlego à perspectiva de melhora no setor privado e consumo chinês em 2023, ainda que a reabertura econômica também esteja provocando preocupações por conta do drástico aumento de infecções e mortes pela doença.

continua após publicidade

O índice Xangai Composto fechou em alta de 0,98%, a 3.095,57 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,88%, a 1.993,32 pontos. Em Tóquio, o Nikkei teve alta de 0,16%, a 26.447,87 pontos, e o sul-coreano Kospi avançou 0,68%, a 2.332,79 pontos. Por fim, o taiwanês Taiex fechou com ganhos de 0,30%, a 14.328,43 pontos. A exemplo de ontem, as bolsas de Hang Kong e Sydney não abriram por conta de feriado pós-Natal.

Na segunda, a China informou que o grau de emergência sanitária no país cairá de A para B a partir de 8 de janeiro, o que permite ao governo relaxar ainda mais as medidas contra a covid-19, após ter abandonado a rígida política de covid zero.

continua após publicidade

Em relatório recente, a Pantheon Macroeconomics argumenta que a mudança de postura é animadora para a perspectiva chinesa em 2023. "Acreditamos que a China manterá o rumo, apesar de quaisquer contratempos temporários, e fará progresso significativo na reabertura econômica, provavelmente no segundo trimestre de 2023", diz a casa.

A Capital Economics é mais cautelosa e entende que o aumento de casos e óbitos recente vai afetar a atividade e "mantê-la deprimida pelas próximas semanas". Dados locais indicam que o tráfego de pessoas diminuiu por conta do recrudescimento da doença. "Tudo isso sugere que as próximas semanas serão as mais perigosas para a saúde pública durante a pandemia. Por sua vez, eles carregam o maior risco de perturbações econômicas mais profundas", resume.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Ásia: bolsas fecham em alta, após China anunciar relaxamento de medidas anticovid"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!