MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Argentina passa a divulgar inflação semanal e informa desaceleração na 1º semana de setembro

Em um cenário de descontrole nos preços, a secretaria de política econômica do ministério de Economia da Argentina informou nesta sexta-feira, 15, que divulgará toda sexta-feira o resultado semanal da inflação no país.Segundo o órgão, na primeira semana i

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 15.09.2023, 16:32:00 Editado em 15.09.2023, 16:37:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em um cenário de descontrole nos preços, a secretaria de política econômica do ministério de Economia da Argentina informou nesta sexta-feira, 15, que divulgará toda sexta-feira o resultado semanal da inflação no país.

continua após publicidade

Segundo o órgão, na primeira semana inteira de setembro (entre os dias 4 e 10) , o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu à taxa de 2,1%, uma desaceleração em relação ao período anterior, quando o avanço foi de 2,5%.

Este ano, o pico ocorreu na terceira semana de agosto, com salto de 4,8%, diante dos efeitos do choque de desvalorização do peso argentino conduzido pelo governo, na esteira do surpreendente resultado do candidato ultraliberal à presidência, Javier Milei, nas eleições primárias.

continua após publicidade

A secretaria reconhece que os valores ainda estão muito altos, mas em linha com os níveis de antes da depreciação da divisa local. "Estimamos que os registros semanais de inflação acentuem e consolidem a tendência de queda nas próximas medições", afirma, em publicação no X (antigo Twitter).

Em agosto, o CPI argentino disparou 12,4% ante julho, no maior avanço mensal desde 1991, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec) do país.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina passa a divulgar inflação semanal e informa desaceleração na 1º semana de setembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!