MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Argentina: Fernández espera acordo para flexibilizar programa com FMI esta semana

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta terça-feira, 18, que espera um acordo para flexibilizar o programa de reestruturação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda esta semana.Em entrevista à Bloomberg TV, às margens

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 18.07.2023, 17:51:00 Editado em 18.07.2023, 17:57:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, afirmou nesta terça-feira, 18, que espera um acordo para flexibilizar o programa de reestruturação da dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI) ainda esta semana.

continua após publicidade

Em entrevista à Bloomberg TV, às margens da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) com a União Europeia (UE), Fernández ressaltou que Buenos Aires cumpriu todas as metas estabelecidas pelo FMI em 2022.

No entanto, a seca histórica que atingiu o norte do país no começo deste ano dificultou o processo, de acordo com ele. "O programa tem que ser revisado, porque não pode ser cumprido como foi pensado", argumentou.

continua após publicidade

Fernández relatou ainda que manteve conversas com líderes europeus sobre o tema, entre eles os primeiros-ministros de Itália, Giorgia Meloni, e Espanha, Pedro Sánchez. Em paralelo, uma comitiva do Ministério da Economia da Argentina viajou a Washington D.C, nos Estados Unidos, para acelerar as negociações.

O líder argentino negou que o país enfrente um quadro de hiperinflação, ainda que a taxa anual do índice de preços ao consumidor (CPI) local esteja acima de 100%. Fernández também argumentou que uma desvalorização abrupta do peso argentina seria prejudicial à economia.

"A situação da Argentina se alterou não porque a política econômica argentina seja equivocada, mas porque ocorreu uma catástrofe climática, que é a seca", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Argentina: Fernández espera acordo para flexibilizar programa com FMI esta semana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!