Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Aprosoja-MT: Atraso na divulgação do Plano Safra 2024/25 demonstra incompetência do governo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O adiamento da divulgação do Plano Safra 2024/25 para a próxima semana pelo governo federal provoca inquietação e dúvidas entre os produtores rurais, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber. Ao Broadcast Agro, o dirigente expressou que o atraso pode trazer consequências negativas para a agricultura, o PIB e a economia do País.

"A demora na liberação do Plano Safra demonstra desorganização e incompetência do atual governo na gestão das políticas agrícolas. Isso coloca em risco o PIB e a economia, além de prejudicar diretamente os produtores e o planejamento para a próxima safra", afirmou o presidente da Aprosoja-MT. Segundo ele, a aquisição de insumos pelos agricultores, essencial para o início da nova safra, está ameaçada pela incerteza gerada pelo atraso.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para a Aprosoja-MT, o atraso no Plano Safra acentua a percepção da associação de falta de comprometimento do governo e dos ministérios envolvidos em sua organização e elaboração. "A agricultura tem sido responsável pelo superávit na balança primária e pela elevação do PIB no Brasil. Estados como Mato Grosso, maior produtor de carne, soja, milho e algodão, dependem dessas políticas agrícolas para a obtenção de recursos pelos agricultores, garantindo o cultivo das principais culturas", destacou Costa Beber.

O presidente da Aprosoja-MT avaliou que a desorganização força os produtores a buscar crédito fora dos recursos subvencionados, pagando juros mais altos. Por isso, diz esperar que o governo federal agilize a divulgação do plano e adote medidas que garantam a estabilidade e o crescimento contínuo do setor agrícola brasileiro. "Esse cenário pode prejudicar o planejamento e a execução da próxima safra, resultando em atrasos na entrega de produtos, o que causa efeitos negativos tanto para os agricultores quanto para a economia", concluiu.

O Plano Safra 2024/25 da agricultura empresarial será anunciado na quarta-feira da semana que vem (3 de julho), às 15 horas, no Palácio do Planalto. Inicialmente, estava previsto para ocorrer hoje.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline