MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aprosoja-MT: Atraso na divulgação do Plano Safra 2024/25 demonstra incompetência do governo

O adiamento da divulgação do Plano Safra 2024/25 para a próxima semana pelo governo federal provoca inquietação e dúvidas entre os produtores rurais, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luc

Leandro Silveira (via Agência Estado)

·
Escrito por Leandro Silveira (via Agência Estado)
Publicado em 26.06.2024, 20:18:00 Editado em 26.06.2024, 20:23:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O adiamento da divulgação do Plano Safra 2024/25 para a próxima semana pelo governo federal provoca inquietação e dúvidas entre os produtores rurais, de acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Lucas Costa Beber. Ao Broadcast Agro, o dirigente expressou que o atraso pode trazer consequências negativas para a agricultura, o PIB e a economia do País.

continua após publicidade

"A demora na liberação do Plano Safra demonstra desorganização e incompetência do atual governo na gestão das políticas agrícolas. Isso coloca em risco o PIB e a economia, além de prejudicar diretamente os produtores e o planejamento para a próxima safra", afirmou o presidente da Aprosoja-MT. Segundo ele, a aquisição de insumos pelos agricultores, essencial para o início da nova safra, está ameaçada pela incerteza gerada pelo atraso.

Para a Aprosoja-MT, o atraso no Plano Safra acentua a percepção da associação de falta de comprometimento do governo e dos ministérios envolvidos em sua organização e elaboração. "A agricultura tem sido responsável pelo superávit na balança primária e pela elevação do PIB no Brasil. Estados como Mato Grosso, maior produtor de carne, soja, milho e algodão, dependem dessas políticas agrícolas para a obtenção de recursos pelos agricultores, garantindo o cultivo das principais culturas", destacou Costa Beber.

continua após publicidade

O presidente da Aprosoja-MT avaliou que a desorganização força os produtores a buscar crédito fora dos recursos subvencionados, pagando juros mais altos. Por isso, diz esperar que o governo federal agilize a divulgação do plano e adote medidas que garantam a estabilidade e o crescimento contínuo do setor agrícola brasileiro. "Esse cenário pode prejudicar o planejamento e a execução da próxima safra, resultando em atrasos na entrega de produtos, o que causa efeitos negativos tanto para os agricultores quanto para a economia", concluiu.

O Plano Safra 2024/25 da agricultura empresarial será anunciado na quarta-feira da semana que vem (3 de julho), às 15 horas, no Palácio do Planalto. Inicialmente, estava previsto para ocorrer hoje.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aprosoja-MT: Atraso na divulgação do Plano Safra 2024/25 demonstra incompetência do governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!