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Aposentados já podem pedir nos Correios o reembolso de descontos não autorizados do INSS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem, a partir desta sexta-feira, 30, consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. A iniciativa busc

Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)

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Escrito por Redação O Estado de S. Paulo (via Agência Estado)
Publicado em 30.05.2025, 11:42:00 Editado em 30.05.2025, 11:49:16
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Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem, a partir desta sexta-feira, 30, consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios.

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A iniciativa busca ampliar a rede de atendimento presencial aos beneficiários, especialmente em localidades sem unidades próprias do INSS.

São 4.730 agências dos Correios que vão atender segurados que têm dificuldade em usar internet ou que preferem atendimento presencial. A lista pode ser acessada no site do instituto (gov.br/INSS), no site dos Correios ou pelo telefone 135.

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A parceria prevê protocolos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios.

Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.

Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento.

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Como solicitar a devolução dos descontos nos Correios?

No atendimento presencial, os aposentados e pensionistas poderão consultar se tiveram desconto e contestar os valores não autorizados. Em um prazo de 15 dias, poderão saber se o pedido foi aceito.

Caso o segurado não consiga ir à agência, por uma doença por exemplo, um representante pode ir com procuração autenticada. Mas só terá acesso à consulta, sem possibilidade de alterar os dados.

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Golpes

O INSS e os Correios alertam que nenhum funcionário está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Também não é feito contato por Whatsapp, SMS, e-mail ou ligação por telefone.

A comunicação sobre o assunto é só pelos canais oficiais, o aplicativo e site "Meu INSS", pela Central 135 e nas agências dos Correios./Com Agência Brasil

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