MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Após revisão do IBGE, PIB do 4º trimestre apresenta segundo trimestre consecutivo de estagnação

A estabilidade vista no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na passagem do terceiro trimestre para o quarto trimestre de 2023 configurou dois trimestres seguidos de estagnação, segundo os dados das Contas Nacionais divulgados pelo Instituto Brasileiro

Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim e Gabriel Vasconcelos (via Agência Estado)
Publicado em 01.03.2024, 12:39:00 Editado em 01.03.2024, 12:43:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A estabilidade vista no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na passagem do terceiro trimestre para o quarto trimestre de 2023 configurou dois trimestres seguidos de estagnação, segundo os dados das Contas Nacionais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira. Após uma revisão dos números divulgados anteriormente, o PIB do terceiro trimestre ante o segundo trimestre de 2023 saiu de uma ligeira alta de 0,1% para uma estabilidade (0,0%).

continua após publicidade

Questionada sobre a possibilidade de recessão técnica, a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, os números do PIB são analisados junto a um conjunto de outras informações sobre a atividade econômica para a datação de ciclos econômicos, numa metodologia de análise que não é adotada nem divulgada pelo IBGE. Ainda assim, ela refutou essa possibilidade de recessão, garantindo que o PIB está estável, situado ainda no maior patamar da série histórica.

"O PIB ficou estável", afirmou Palis. "Para se considerar recessão tem que se olhar várias outras coisas", refutou.

continua após publicidade

Segundo a pesquisadora, a estabilidade no PIB nos dois últimos trimestres tem relação com o desempenho positivo da agropecuária concentrado no início do ano.

"A agropecuária até tinha caído (no quarto trimestre), mas outras aumentaram para contrabalançar isso e ficar em 0%", acrescentou.

Segundo ela, houve efeito da base de comparação elevada proporcionada pelo salto extraordinário do PIB agropecuário no primeiro trimestre de 2023, que avançou 20,9% ante o trimestre imediatamente anterior. Por conta dessa base elevada, a alta no PIB Agropecuário foi sucedida por quedas no segundo trimestre (-6,4%), no terceiro trimestre (-5,6%) e no quarto trimestre (-5,3%).

"A agropecuária teve crescimento recorde em 2023", lembrou Palis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Após revisão do IBGE, PIB do 4º trimestre apresenta segundo trimestre consecutivo de estagnação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!