MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Após quatro sessões em alta, juros recuam com menor pressão dos Treasuries

Os juros futuros fecharam o dia em baixa, tendo um pequeno alívio nos prêmios de risco, proporcionado pela melhora de humor no ambiente internacional, mantendo o comportamento dos Treasuries como principal parâmetro. Os rendimentos dos títulos do Tesouro

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.09.2021, 17:59:00 Editado em 29.09.2021, 18:04:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os juros futuros fecharam o dia em baixa, tendo um pequeno alívio nos prêmios de risco, proporcionado pela melhora de humor no ambiente internacional, mantendo o comportamento dos Treasuries como principal parâmetro. Os rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano operaram a maior parte do dia em baixa, mas mostraram volatilidade no meio da tarde, o que levou as taxas locais a reduzirem sensivelmente o recuo, também na esteira da virada do dólar para cima. Internamente, o clima é de compasso de espera pelo desenrolar da questão dos precatórios, Auxílio Brasil e reforma do Imposto de Renda no Senado e, na agenda econômica, pelo Relatório de Inflação (RI) na quinta-feira, ainda que dados fiscais na terça e nesta quarta-feira tenham fornecido algum viés de alívio.

continua após publicidade

Como as taxas haviam subido por quatro sessões consecutivas, houve acúmulo de alguma gordura na curva, e a trégua da aversão ao risco no exterior deu a senha para um ajuste.

"A curva hoje está bem em linha com o mercado global. Os Treasuries pioraram à tarde, depois que Powell falou da inflação e os mercados acabaram reagindo", disse o gestor de renda fixa da Sicredi Asset, Cássio Andrade Xavier.

continua após publicidade

Durante o Fórum do Banco Central Europeu (BCE), realizado nesta quarta, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, notou que a inflação nos EUA deve ficar "bem acima da meta nos próximos meses", mas perderá fôlego adiante, prevendo perspectiva positiva no médio prazo, mas com elevada incerteza. Disse ainda que a economia está perto de atingir progresso substancial necessário para o tapering, mas que elevação da taxa básica de juros ainda está longe de ocorrer.

"O risco é a inflação alta nos Estados Unidos persistir por mais tempo. A discussão passa a ser o ritmo de redução da liquidez via títulos que será adotado e o timing da primeira alta dos juros", comentou, em relatório, o sócio e economista-chefe da JF Trust, Eduardo Velho.

Em reação às falas de Powell, a T-note de 10 anos, que chegou a rodar a 1,47% nas mínimas pela manhã, recuperou o nível de 1,5% à tarde. E, assim, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro 2022 passou de 7,196% a 7,180%, a do janeiro 2023 recuou de 9,175% a 9,120%, a do janeiro 2025 caiu de 10,275% a 10,21% e a do janeiro 2027 foi de 10,673% a 10,57%.

continua após publicidade

Na cena interna, impasses fiscais seguiram à mesa. Um dos principais, a questão dos precatórios, foi tema de audiência pública no Congresso hoje à tarde. Nela, o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, defendeu a PEC que trata do pagamento dessa dívida e disse que ela é compatível com o teto. "O crescimento dos precatórios não está compatibilizado com o do orçamento, que segue o teto de gastos. Os precatórios saíram muito da normalidade. Não era previsível, saiu do padrão", afirmou.

Na mesma linha, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), relator da PEC dos Precatórios, disse hoje que "não é razoável" sair de um gasto de aproximadamente R$ 30 bilhões para uma fatura próxima a R$ 90 bilhões, como previsto para 2022.

Mas se o futuro traz imprevisibilidade, dados fiscais de curto prazo animam o sentimento de risco. Os resultados do Governo Central e do Setor Público Consolidado surpreenderam, o primeiro com um déficit menor do que esperado e o segundo, com superávit calcado na arrecadação forte de Estados e municípios.

"Os números fiscais de curto prazo seguem positivos", pontua a estrategista-chefe da MAG Investimentos, Patricia Pereira. "Mas a incerteza da manutenção do teto, precatório, risco de renovação de auxílio, acabam pesando mais", pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Após quatro sessões em alta, juros recuam com menor pressão dos Treasuries"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!