MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Após liquidar estatal de chips, governo busca empresa privada para assumir função

Menos de um ano após determinar a liquidação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal que era a única produtora de chips e semicondutores na América Latina, o governo de Jair Bolsonaro vai tentar atrair empresas que poss

Circe Bonatelli (via Agência Estado)

·
Escrito por Circe Bonatelli (via Agência Estado)
Publicado em 26.05.2022, 18:15:00 Editado em 26.05.2022, 18:20:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Menos de um ano após determinar a liquidação do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), estatal que era a única produtora de chips e semicondutores na América Latina, o governo de Jair Bolsonaro vai tentar atrair empresas que possam assumir essa função no País.

continua após publicidade

Trata-se de uma lacuna de mercado sensível diante crise global que tem provocado a escassez desses componentes há vários meses seguidos. A chegada da internet móvel de quinta geração (5G) também vai exigir mais antenas e equipamentos que demandam esses insumos.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, admitiu nesta quinta que o País não pode ficar à mercê das importações e ressaltou a importância de ter um parque industrial forte no ramo, combinado com a formação contínua de profissionais para trabalhar com tecnologia.

continua após publicidade

"Precisamos investir para ter uma fábrica de semicondutores", declarou nesta quinta, em reunião com presidentes de empresas de telecomunicações durante o evento Smart City Business, na capital paulista. "Estamos atrás de buscar uma empresa que possa abrir aqui uma fábrica de semicondutores. O Brasil pode exportar para Europa, África e toda a América Latina", emendou.

A reunião teve a presença o presidentes locais da Nokia, Aílton Santos; Ericsson, Rodrigo Dienstamnn; Qualcomm, Luiz Tonisi; American Tower, Emerson Hugues; e High Trend Brasil (HBT), Carlos Sanchez.

Com sede em Porto Alegre, a Ceitec foi criada por lei em 2008, ainda no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia era ter uma grande fabricante nacional de chips e semicondutores. O problema é que empresa sempre foi dependente do Tesouro Nacional - ou seja, precisava de recursos dos cofres públicas para bancar despesas correntes e salários.

continua após publicidade

Sem dar lucro e considerada ineficiente, a estatal se tornou alvo do atual governo, que anunciou uma extensão lista de privatizações durante a companha - o que não foi entregue. Em 2021, o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) recomendou a extinção da Ceitec em junho, e o decreto presidencial que oficializou a decisão foi publicado em dezembro. Com a sua extinção, devem ser demitidos 177 servidores.

Nesta quinta, o ministro disse que o Brasil tem condições de se tornar um hub de inovação com a chegada do 5G neste ano. Segundo ele, empresas internacionais têm visto o País como um local propício para testes e investimentos em conectividade.

Faria acrescentou que é preciso também investir na formação de mão-de-obra qualificada para lidar com a nova geração de aparatos tecnológicos e aplicações. Mais do que isso: pediu uma ajuda do setor privado, especialmente das empresas da área.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Após liquidar estatal de chips, governo busca empresa privada para assumir função"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!