MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Após indefinição, Ibovespa segue NY e sobe com ajuda do câmbio

Depois de operar com instabilidade, o Ibovespa firmou-se no campo positivo, testando os 114 mil pontos. O movimento vai em sintonia com a valorização das bolsas americanas após balanços e vendas do varejo nos EUA fortes. A alta do Ibovespa é puxada princi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.10.2021, 11:38:00 Editado em 15.10.2021, 11:44:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de operar com instabilidade, o Ibovespa firmou-se no campo positivo, testando os 114 mil pontos. O movimento vai em sintonia com a valorização das bolsas americanas após balanços e vendas do varejo nos EUA fortes. A alta do Ibovespa é puxada principalmente por ações do setor metálico e financeiro. "Está seguindo o bom humor externo, depois de ficar indefinida. Porém, vale ressaltar que o Ibovespa está muito atrasado em relação a Nova York", avalia Cássio Bambirra, sócio da One Investimentos.

continua após publicidade

Conforme o estrategista-chefe do Grupo Laatus, Jefferson Laatus, o Ibovespa e o dólar reagem também às palavras do diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra. Ele avaliou que o desafio fiscal brasileiro é o primeiro fator a ser lembrado entre as variáveis que têm influenciado o mercado de câmbio.

Porém, conforme Serra, o câmbio deve começar a responder ao diferencial de juros com a subida da Selic. "É a junção de dados de lá de fora com o que o Serra está falando, que alivia o dólar também", diz Laatus.

continua após publicidade

Às 11h14, o Ibovespa subia 0,92%, aos 114.223,32 pontos, ante máxima diária a 114.475,51 pontos. Já o dólar cedia 1,24%, aR$ 5,4481, ante mínima a 5,4346.

Com isso, o Ibovespa acelera os ganhos da semana para 1,23% no horário citado acima, após cair de 0,06% na anterior. As bolsas internacionais sobem ainda reagindo a balanços robustos e a dados de atividade fortes. As vendas do varejo nos EUA subiram 0,7% em setembro (previsão de -0,2%). Entretanto a volta do sobe-e-desce hoje não pode ser descartada por causa do Além disso, o vencimento de opções sobre ações, além de preocupações internas crescentes.

Apesar da alta, o Ibovespa está distante do comportamento das bolsas americanas, onde, por exemplo, o S&P acumula alta de mais de 3,5% este mês. De acordo com Leonardo Santana, analista da TOP Investimentos, o Ibovespa tem operado descolado do exterior por problemas internos. "Ontem o mercado lá fora ficou animado e deve continuar hoje. Aqui, não sabe para onde ir pois não tem nada novo, só especulação. É o risco fiscal, preocupações com um auxilio emergencial por dois anos, o que deixa o mercado intrigado com esse viés populista do governo", afirma.

continua após publicidade

Outra questão que fica no radar é quanto a afirmação do presidente Jair Bolsonaro, feita ontem, de que irá determinar ao ministro de Minas e Energia (MME), Bento Albuquerque, a reversão da bandeira "escassez hídrica", taxa adicional cobrada sobre a conta de luz dos brasileiros, "a partir do mês que vem". Ele argumenta que as chuvas recentes evitaram um colapso do sistema.

Se de um lado a medida tenderia a aliviar as contas de luz e consequentemente a inflação, de outro poderia provocar instabilidade política, o que seria mal visto pelo mercado, que vem acompanhando ruídos do tipo há tempos. Isso porque a tarifa não é determinada pelo MME, e sim pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A declaração de Bolsonaro "chama a atenção do mercado para uma possível intervenção do chefe do Executivo, no entanto sabe-se que pode ser só mais uma declaração populista visando 2022", avalia relatório da CM Capital.

continua após publicidade

De acordo com a Renascença, além disso, os riscos fiscais advindos das movimentações do governo e da classe política para seguir com o auxílio emergencial também é algo que vem provocando incômodo para o mercado", acrescenta a nota da Renascença.

Há relatos de que o governo estuda corrigir o Bolsa Família pela inflação e estender o auxílio emergencial por dois anos, com os R$ 300,00 já incluídos. "A proposta dribla a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas precisa da aprovação da PEC dos Precatórios", diz a CM.

Vale ressaltar ainda que o investidor segue desconfiando em relação ao avanço das reformas. Contudo, hoje o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a mostrar otimismo sobre a votação da PEC dos Precatórios, que, segundo ele, deve ser votada na próxima semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Após indefinição, Ibovespa segue NY e sobe com ajuda do câmbio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!