MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Após alta de 0,6% no IBC-Br de janeiro, mercado já revisa Projeções para o PIB

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma "prévia do BC" para o Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,60%, na série livre de efeitos sazonais. No mês anterior, a alta havia sido de 0,82%.Diante do resultado, o Santander Bra

Thaís Barcellos, Marianna Gualter e Gabriela Jucá (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos, Marianna Gualter e Gabriela Jucá (via Agência Estado)
Publicado em 19.03.2024, 07:07:00 Editado em 19.03.2024, 07:11:39
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma "prévia do BC" para o Produto Interno Bruto (PIB), subiu 0,60%, na série livre de efeitos sazonais. No mês anterior, a alta havia sido de 0,82%.

continua após publicidade

Diante do resultado, o Santander Brasil revisou para cima sua projeção de PIB para o primeiro trimestre, de 0,6% para 0,7%. "O resultado (do IBC-Br) confirmou a perspectiva de um primeiro trimestre forte, com aumento da demanda causado pelo pagamento de precatórios e um carrego estatístico mais forte deixado pelo resultado de dezembro", afirma o economista Gabriel Couto, em nota.

O economista-chefe do Banco ABC Brasil, Daniel Xavier, revisou a previsão do PIB de 2024 de 1,5% para 2,3%. O BC prevê crescimento de 1,8%, enquanto o governo projeta 2,2%.

continua após publicidade

"Fazemos essa revisão em função dos indicadores mais fortes do primeiro semestre", afirma Xavier, que cita resultados acima do esperado das vendas do varejo, volume de serviços e da criação de vagas com carteira assinada de janeiro, além de liberação dos precatórios, antecipação do pagamento do INSS e transferências de renda.

De dezembro para janeiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 147,61 pontos para 148,50 pontos. O resultado é o melhor desde abril de 2023 (148,88 pontos).

O dado do IBC-Br veio um pouco abaixo da mediana das expectativas coletadas pelo Projeções Broadcast, de avanço de 0,65%. Já na comparação com janeiro de 2023, houve crescimento de 3,45% na série sem ajustes sazonais. Esta série registrou 140,51 pontos em janeiro, o melhor desempenho para o período desde 2014 (142,72 pontos).

continua após publicidade

Bom começo

O crescimento do IBC-Br corrobora a análise de um bom início de ano, afirma o economista sênior do Banco MUFG Brasil Maurício Nakahodo. "É um bom início, mas ainda não temos confiança de que irá manter o ritmo. Há incertezas em torno de fatores que dão suporte para o crescimento do consumo e sobre como o ambiente de investimentos irá se desenvolver."

O chefe de pesquisa macroeconômica da Kínitro Capital, João Savignon, frisa que o dado de janeiro veio em linha com o esperado, e com bons resultados do mercado de trabalho, das vendas do comércio e do volume de serviços. Para o economista da XP Investimentos Rodolfo Margato, "deve ser um primeiro trimestre positivo".

As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Após alta de 0,6% no IBC-Br de janeiro, mercado já revisa Projeções para o PIB"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!