MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Aperto adicional pode acontecer, se dados forçarem BCE a tomar esta decisão, diz dirigente

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Eslováquia, Peter Kazimir, afirmou nesta segunda-feira, 30 de outubro, que uma alta adicional dos juros "pode acontecer, se os dados futuros nos forçarem a tomar esta decisão". Para ele, não

Laís Adriana (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana (via Agência Estado)
Publicado em 30.10.2023, 10:24:00 Editado em 30.10.2023, 10:31:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Eslováquia, Peter Kazimir, afirmou nesta segunda-feira, 30 de outubro, que uma alta adicional dos juros "pode acontecer, se os dados futuros nos forçarem a tomar esta decisão". Para ele, não será possível dizer que o ciclo de aperto termina até março, quando o BCE terá passado por "dois marcos importantes": projeções de analistas de dezembro deste ano e de março de 2024.

continua após publicidade

"Por mais que eu queira que esse seja o fim do caminho de aperto monetário, os riscos de alta da inflação ainda não se dissiparam totalmente. Devemos nos manter vigilantes", disse o dirigente, em comunicado.

Kazimir defendeu também que "apostas em cortes nos juros antes da metade de 2024 são completamente equivocadas", argumentando que as taxas precisarão ser mantidas no pico por alguns trimestres.

continua após publicidade

Segundo ele, os riscos inflacionários persistem e as projeções de dezembro são necessárias para "obter uma confirmação de que o declínio nos preços é sustentável", visto que uma grande parte dos efeitos do aperto monetário já realizado "ainda precisam ser transmitidos na economia real".

Kazimir afirmou ainda esperar que os novos riscos envolvendo os conflitos no Oriente Médio "não se materializem".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Aperto adicional pode acontecer, se dados forçarem BCE a tomar esta decisão, diz dirigente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!