MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Apenas 10 atividades industriais superaram o patamar pré-pandemia, afirma IBGE

Passado o choque inicial provocado pela pandemia do novo coronavírus, a produção industrial se recupera gradualmente já há quatro meses consecutivos, mas apenas dez das 26 atividades investigadas operam em nível superior ao pré-crise sanitária, segundo os

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2020, 12:12:00 Editado em 02.10.2020, 12:20:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Passado o choque inicial provocado pela pandemia do novo coronavírus, a produção industrial se recupera gradualmente já há quatro meses consecutivos, mas apenas dez das 26 atividades investigadas operam em nível superior ao pré-crise sanitária, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após publicidade

Os níveis mais elevados em relação ao patamar de fevereiro foram os registrados pelas atividades de equipamentos de informática (11,5%), extrativas (9,5%), móveis (8%) e bebidas (6%). Na direção oposta, os segmentos de vestuário (-31%), impressão e reprodução de gravações (-29%) e veículos (-22,4%) têm os níveis mais baixos ante fevereiro.

A indústria como um todo está 2,6% abaixo do patamar pré-pandemia. Em quatro meses, a produção cresceu 33,4%.

continua após publicidade

Segundo André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, houve melhoras, mas ainda há um longo caminho a percorrer para voltar ao melhor momento da série histórica. Atualmente, a produção ainda opera 18,4% abaixo do ápice alcançado em maio de 2011.

Na categoria de bens de capital, a produção chegou a agosto 43,8% abaixo do pico de produção registrado em setembro de 2013, enquanto os bens de consumo duráveis operam 28,7% abaixo do ápice de junho de 2013. Os bens intermediários estão 14,4% aquém do auge de fevereiro de 2011, e os bens semiduráveis e não duráveis operam em nível 14,7% inferior ao pico de junho de 2013.

Altas não eliminam perdas

continua após publicidade

A alta de 3,2% na produção industrial em agosto ante julho fez o setor acumular 33,4% de crescimento em quatro meses, mas o resultado ainda foi insuficiente para recuperar a perda registrada em março e abril, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados pelo IBGE. A indústria opera 2,6% abaixo do patamar de fevereiro, pré-pandemia.

"A indústria não crescia por quatro meses seguidos desde os últimos meses de 2017", observou André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE. "Mesmo com esse ganho acumulado de 33,4%, o setor industrial ainda não recupera o patamar de fevereiro último, que a gente chama de pré-pandemia", ressaltou.

A desaceleração no ritmo de alta da produção industrial é natural, uma vez que o crescimento se dá sobre uma base de comparação menos depreciada, avaliou André Macedo. A indústria cresceu 3,2% em agosto ante julho, após um avanço de 8,3% no mês anterior, segundo os dados do IBGE. "Não seria natural a produção industrial crescendo 8% ao mês. Claro que aquele crescimento estava relacionado à base de comparação depreciada", disse Macedo. "Após as perdas de março e abril, o setor industrial vem de alguma forma recuperando o patamar perdido", apontou.

"Eu chamaria atenção para a manutenção no campo positivo, porque a gente deixa para trás aquela base mais depreciada. É até natural que o crescimento a partir desse momento se dê de forma menos elevada que nos meses anteriores", concluiu Macedo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Apenas 10 atividades industriais superaram o patamar pré-pandemia, afirma IBGE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!