MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Antes do Copom, juros sobem alinhados à reação negativa dos Treasuries ao Fed

A curva de juros piorou durante a tarde da quarta-feira, 16, acompanhando a reação negativa generalizada dos ativos ao comunicado do Federal Reserve (o banco central norte-americano), que manteve inalterada taxa de juros, mas, pelo gráfico de pontos, indi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.06.2021, 17:50:00 Editado em 16.06.2021, 17:57:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A curva de juros piorou durante a tarde da quarta-feira, 16, acompanhando a reação negativa generalizada dos ativos ao comunicado do Federal Reserve (o banco central norte-americano), que manteve inalterada taxa de juros, mas, pelo gráfico de pontos, indicou que a maioria dos dirigentes espera pelo menos uma alta em 2023. As taxas locais inverteram a queda e passaram a subir, alinhadas à escalada do rendimento da T-Note de 10 anos, que foi de 1,48% antes do Fed para até 1,57% depois, renovando máximas durante a entrevista do presidente da instituição, Jerome Powell.

continua após publicidade

Os contratos de curto prazo sofreram menos, com dinâmica limitada pela expectativa em relação ao Comitê de Política Monetária (Copom). O mercado dá como certa a retirada do termo "parcial" sobre o processo de normalização da Selic e um aumento de no mínimo 0,75 ponto porcentual na atual taxa de 3,50%, mantendo fichas na opção de 1 ponto, caso o Copom queira surpreender.

A taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2022 fechou em 5,43%, de 5,394% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2023 passou de 6,999% para 7,01%. O DI para janeiro de 2025 terminou com taxa de 7,99%, de 7,975% no ajuste anterior, e a do DI para janeiro de 2027 avançou de 8,404% para 8,43%, atingindo 8,51% na máxima.

continua após publicidade

A ponta longa chegou a subir 10 pontos-base nas máximas, acompanhando pari passu a reação dos Treasuries ao comunicado do Fed e à entrevista de Powell. Ele afirmou que a inflação aumentou de modo notável nos últimos meses e que a instituição estará pronta a agir se houver sinais de inflação ou expectativa acima da meta. "Gargalos da cadeia de suprimentos que afetam inflação têm sido maiores do que o antecipado", disse. Ao mesmo tempo, afirmou também que as condições para alta de juros estão muito distantes.

Até então, o ambiente era de apetite pelo risco, com Treasuries bem comportados e dólar chegando a cair abaixo de R$ 5, o que reduzia a inclinação da curva doméstica, com taxas curtas estáveis e longas, em baixa.

"O DI curto reflete uma incógnita, se o Copom vai ou não acelerar o ritmo de aperto", disse o operador de renda fixa da Terra Investimentos, Paulo Nepomuceno, que defende uma alta de 1 ponto na Selic como forma de o Copom retomar o controle da inflação e concentrar o ciclo em 2021. "O BC já perdeu a luta contra a inflação de 2021 e começa a perder a de 2022", afirmou, destacando que "não há boas notícias" para o cenário de preços no horizonte. Nem o alívio do câmbio é visto como positivo porque, na avaliação dele, não haverá repasse da queda do dólar para os preços.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Antes do Copom, juros sobem alinhados à reação negativa dos Treasuries ao Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!