MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

ANP se junta ao Mercado Livre para combater venda irregular de lubrificantes e metanol

O aumento da comercialização online de lubrificantes e até de metanol como combustível levaram a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a aprovar, em reunião nesta quinta-feira, 27, um acordo de cooperação técnica c

Denise Luna (via Agência Estado)

·
Escrito por Denise Luna (via Agência Estado)
Publicado em 27.06.2024, 17:06:00 Editado em 27.06.2024, 17:12:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O aumento da comercialização online de lubrificantes e até de metanol como combustível levaram a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a aprovar, em reunião nesta quinta-feira, 27, um acordo de cooperação técnica com o Mercado Livre, para coibir o comércio fraudulento e desleal desses produtos.

continua após publicidade

"A ANP tem identificado um mercado crescente de empresas sem autorização, principalmente em São Paulo, o que prejudica diretamente o consumidor, com a baixíssima qualidade do produto, além de oferecer um preço mais baixo, e, portanto, atentando contra a ordem econômica", explicou o relator do processo e diretor da ANP, Fernando Moura.

De acordo com Moura, o acordo permitirá que a ANP tenha acesso a uma ferramenta tecnológica por meio da qual poderá pesquisar os óleos lubrificantes acabados e o metanol comercializados no Mercado Livre, maior plataforma de vendas online do País, com 15% do mercado, segundo a ANP.

continua após publicidade

"Vamos estender nossa vigilância a um mercado que até então estávamos cegos", disse o diretor-geral da ANP, Rodolfo Sabóia, ao dar seu voto a favor do acordo.

Em 2023 a agência identificou mais de 86 mil litros de lubrificantes irregulares e em 2024, até agora, já são 98 mil litros apreendidos.

Para a diretora Symone Araújo, que também aprovou a matéria, "é mais uma ideia excepcional e deve ser copiada sem pudor para outras áreas da ANP para usar todos os meios disponíveis de parcerias, nesse caso, um ente privado, mas que vai trazer benefício para o consumidor."

Para Moura, além de não ter ônus, o acordo representa uma solução disruptiva para solucionar um antigo problema, já que a plataforma online vai ajudar a identificar as empresas fraudulentas que vendem online, mas que também podem estar operando no mercado físico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "ANP se junta ao Mercado Livre para combater venda irregular de lubrificantes e metanol"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!